quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

(1 Rs 19. 3) ELIAS UM HOMEM EM FUGA

“O que vendo ele, se levantou e, para escapar com vida, se foi, e chegando a Berseba, que é de Judá, deixou ali o seu servo.” (1 Rs 19. 3)

Como consequência das ameaças sofridas pelo profeta Elias, o homem de Deus resolve fugir de Samaria rumo a Horebe, o texto sagrado destaca esta fuga, Elias havia enfrentado varias situações adversas inclusive uma ameaça de morte, por parte da rainha Jezabel, após o profeta ter presenciado e ter sido protagonistas em vários acontecimentos tais como: Elias desafiou a Acabe rei de Israel, e os profetas de Baal, que viviam sobre a guarda e proteção da casa real, reconstruiu o altar do Senhor Deus, e ofereceu o holocausto, orou ao Senhor que fez descer fogo do céu que consumiu o sacrifício, a lenha, e lambeu até a água que havia sido colocada numa vala em volta do altar do sacrifício, o profeta viu Deus responder com fogo a sua oração e com toda a autoridade de homem de Deus ordenou a morte, perseguiu e matou a todos os oitocentos e cinquenta profetas de Baal e Aserá, aos quais Elias os desafiou no monte Carmelo, diante deste acontecimento o profeta apresenta um quadro de cansaço e fadiga, só comparado a um estado depressivo, e o seu comportamento após o desafio aos profetas de Baal só vem a corroborar como esta afirmativa.
Elias se sentia impotente diante as ameaças de Jezabel, teria que parti, pois ficar em Samaria seria se entregar ao martírio, ele se viu sem escapatória e diante desta nova situação temendo por sua própria vida, fugiu e chegando a Berseba, se desfaz do seu servo, e parte em uma caminhada solitária pelo deserto, e quando encontra uma sombra, ali ele se assenta para repousar um pouco e pensando em tudo que lhe acontecerá ele chega a pedir a Deus a morte (1 Rs 19. 4) e passados alguns momentos ali o profeta reclina a cabeça e dorme, no que e despertado pelo Senhor por intermédio de um anjo, que lhe conforta, e o alimenta, mas Elias continua a sua fuga numa caminhada de quarenta dias ele chega a Horebe, e ali se esconde em uma caverna (1 Rs 19. 8, 9).
Observamos nesta fase da vida do profeta que Deus não recriminou o desprezou o seu servo Elias, antes Ele o direcionou, o confortou, o alimentou, e o fez regressar a Samaria e assim continuar o seu ministério. Ora se Deus entendeu os motivos da fuga do profeta, porque nós não iríamos entender as atitudes do homem de Deus, e delas extrairmos lições para o nosso caminhar na presença do Senhor Deus, sendo assim entendemos que Elias não só fugiu como também se isolou, pois até o seu servo ele o deixará em Berseba, num sinal que a depressão havia lhe batido a porta, e isto lhe havia levado a fuga e ao isolamento. Somos homens sujeitos a mesma paixões que o profeta Elias (Tg 5. 17), portanto não estamos imunes a angústia a tristeza nesta vida, e até mesmo a depressão não pode ser termômetro para aferição de nossa intimidade e fidelidade para com Deus. A paz do Senhor a todos. Amém!!

Referências bibliográficas:

GONÇALVES, José. Elias e Eliseu. Lições Bíblicas, 1º Trim. 2013. CPAD. Rio de Janeiro.  2012.
PEARLMAN, Myer; Tradução de OLSON, N. Laurence. Conhecendo as doutrinas da Bíblia. Emprevan Editora. Rio de Janeiro. 1968.
COELHO, Alexandre. Subsídios para Elias e Elizeu – Um Ministério de Poder para toda a Igreja. Artigo publicado em Ensinador Cristão. Ano 13 – nº 53. CPAD. Rio de Janeiro. 2013.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Novo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010. 
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Antigo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário