“O que vendo ele, se levantou e, para
escapar com vida, se foi, e chegando a Berseba, que é de Judá, deixou ali o seu
servo.” (1 Rs 19. 3)
Como consequência das ameaças sofridas pelo profeta Elias, o homem de
Deus resolve fugir de Samaria rumo a Horebe, o texto sagrado destaca esta fuga,
Elias havia enfrentado varias situações adversas inclusive uma ameaça de morte,
por parte da rainha Jezabel, após o profeta ter presenciado e ter sido protagonistas
em vários acontecimentos tais como: Elias desafiou a Acabe rei de Israel, e os
profetas de Baal, que viviam sobre a guarda e proteção da casa real, reconstruiu
o altar do Senhor Deus, e ofereceu o holocausto, orou ao Senhor que fez descer
fogo do céu que consumiu o sacrifício, a lenha, e lambeu até a água que havia
sido colocada numa vala em volta do altar do sacrifício, o profeta viu Deus
responder com fogo a sua oração e com toda a autoridade de homem de Deus
ordenou a morte, perseguiu e matou a todos os oitocentos e cinquenta profetas
de Baal e Aserá, aos quais Elias os desafiou no monte Carmelo, diante deste
acontecimento o profeta apresenta um quadro de cansaço e fadiga, só comparado a
um estado depressivo, e o seu comportamento após o desafio aos profetas de Baal
só vem a corroborar como esta afirmativa.
Elias se sentia impotente diante as ameaças de Jezabel, teria que parti,
pois ficar em Samaria seria se entregar ao martírio, ele se viu sem escapatória
e diante desta nova situação temendo por sua própria vida, fugiu e chegando a
Berseba, se desfaz do seu servo, e parte em uma caminhada solitária pelo
deserto, e quando encontra uma sombra, ali ele se assenta para repousar um
pouco e pensando em tudo que lhe acontecerá ele chega a pedir a Deus a morte (1
Rs 19. 4) e passados alguns momentos ali o profeta reclina a cabeça e dorme, no
que e despertado pelo Senhor por intermédio de um anjo, que lhe conforta, e o
alimenta, mas Elias continua a sua fuga numa caminhada de quarenta dias ele
chega a Horebe, e ali se esconde em uma caverna (1 Rs 19. 8, 9).
Observamos nesta fase da vida do profeta que Deus não recriminou o
desprezou o seu servo Elias, antes Ele o direcionou, o confortou, o alimentou,
e o fez regressar a Samaria e assim continuar o seu ministério. Ora se Deus
entendeu os motivos da fuga do profeta, porque nós não iríamos entender as
atitudes do homem de Deus, e delas extrairmos lições para o nosso caminhar na
presença do Senhor Deus, sendo assim entendemos que Elias não só fugiu como
também se isolou, pois até o seu servo ele o deixará em Berseba, num sinal que
a depressão havia lhe batido a porta, e isto lhe havia levado a fuga e ao
isolamento. Somos homens sujeitos a mesma paixões que o profeta Elias (Tg 5.
17), portanto não estamos imunes a angústia a tristeza nesta vida, e até mesmo
a depressão não pode ser termômetro para aferição de nossa intimidade e
fidelidade para com Deus. A paz do Senhor a todos. Amém!!
Referências
bibliográficas:
GONÇALVES,
José. Elias e Eliseu. Lições Bíblicas, 1º Trim. 2013. CPAD. Rio de
Janeiro. 2012.
PEARLMAN, Myer; Tradução de OLSON,
N. Laurence. Conhecendo as doutrinas da Bíblia. Emprevan Editora. Rio de Janeiro. 1968.
COELHO,
Alexandre. Subsídios para Elias e Elizeu – Um Ministério de Poder para toda a
Igreja. Artigo publicado em Ensinador Cristão. Ano 13 – nº 53. CPAD.
Rio de Janeiro. 2013.
RADMACHER,
Earl D. O Novo Comentário Bíblico Novo Testamento. Editora Central
Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Antigo
Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.
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