segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

(1 Rs 18. 36) O DEUS DE ELIAS

“Sucedeu que, no momento de ser oferecido o sacrifício da tarde, o profeta Elias se aproximou, e disse: O SENHOR Deus de Abraão, de Isaque e de Israel, manifeste-se hoje que tu és Deus em Israel, e que eu sou teu servo, e que conforme a tua palavra fiz todas estas coisas.” (1 Reis 18. 36)

Elias o profeta de Deus viveu em confronto direto com os adoradores de deuses pagãos em uma época de corrupção do povo de Deus os filhos de Israel, onde, governados pelo rei Acabe, este decide fazer o que era mal aos olhos do Senhor Deus e desafiar o poder do Altíssimo (1 Rs 16. 23-33), dando guarida aos adoradores de Baal e casando-se com Jezabel uma mulher pagã que o conduziu a um caminho de apostasia e idolatria, com a instituição do culto a Baal e construção templo dentro dos domínios de Israel para adoração a esta entidade dos sidônios.
No texto em tela temos o maior confronto registrado na Palavra de Deus entre o profeta de Deus Elias e quatrocentos e cinquenta profetas de Baal e quatrocentos profetas e Asera (1 Rs 18. 19), uma vez que Samaria, capital do Reino Norte, enfrentava um longo período de seca devido os pecados de Acabe e dos filhos de Israel segundo a palavra de Deus por boca do profeta Elias (1 Rs 17. 1), e Acabe buscava o profeta para o matar porém Deus havia protegido o seu servo. A cabo de três anos Deus ordena ao profeta ir ao encontro do rei Acabe, e neste encontro o profeta propõe um desafio, o homem de Deus haveria de montar um altar de sacrifício a Deus e imolar uma vitima, porem não colocaria fogo no altar, enquanto o mesmo faria os profetas de Baal, o e deus verdadeiro haveria de responder com fogo, e todo em Israel saberiam que era o deus a ser servido a adorado, se o Deus de Elias a quem o profeta servia, ou se a Baal, o deus daqueles oitocentos e cinquenta profetas.
Reunidos os profetas de Baal e Elias no monte Carmelo, os profetas de Baal apontaram o seu sacrifício e tiveram toda uma manhã para clamarem a Baal, para que este respondesse seus adoradores de mandasse fogo sobre o sacrifício por eles oferecido, chegando ao final deste período a se mutilarem em busca de uma resposta de seu deus, porém passados o tempo proposto no desafio Baal, não respondeu, pelo que Elias o profeta de Deus entra na cena conserta o altar do Senhor, e o ergue sobre doze pedras, põe a lenha, sacrifica um bezerro, e ainda encharca todo o sacrifício e o altar com água, e quando ele se põe a clamar ao Senhor Deus este o responde como fogo do céu que consumiu o sacrifício, a lenha, e tudo o que estava em volta do altar, ( 1 Rs 18. 1-46),  mostrando para todo o povo de Israel que o Senhor  Deus a quem servia o profeta, era o Deus verdadeiro a que todo o povo devia adorar e seguir os mandamentos.
No clamor do profeta nesta ocasião vamos encontra-lo professado o nome do Deus em que ele cria “O Deus de Abraão, de Isaque e de Israel”, o Senhor dos patriarcas, a quem Deus os constituiu por pai daquela nação, e nação esta a quem o próprio Deus os escolheram por povo, logo não foram os filhos de Israel que adotaram a Deus, por seu Deus, mais sim o Senhor Deus Jeová, que os constituiu a partir dos patriarcas, a quem todos em Israel tinham o maior respeito e admiração e os tomou por seu povo, e os fez adoradores de um Deus vivo e verdadeiro. Portanto Deus era o Senhor de Abraão, mas Elias também tinha toda a convicção de que Ele era o seu Deus. Amém!!


Referências bibliográficas:

GONÇALVES, José. Elias e Eliseu. Lições Bíblicas, 1º Trim. 2013. CPAD. Rio de Janeiro.  2012.
PEARLMAN, Myer; Tradução de OLSON, N. Laurence. Conhecendo as doutrinas da Bíblia. Emprevan Editora. Rio de Janeiro. 1968.
COELHO, Alexandre. Subsídios para Vencendo as Aflições da Vida. Artigo publicado em Ensinador Cristão. Ano 13 – nº 51. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Novo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010. 
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Antigo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário