quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

(Hb 3. 12) A APOSTASIA AFASTA O HOMEM DE DEUS.




“Vede, irmãos, que nunca haja em qualquer de vós um coração mau e infiel, para se apartar do Deus vivo. “ (Hb 3. 12)

A epístola aos Hebreus foi categoricamente escrita a crente fiéis santos em Cristo (Hb 3.1), logo em toda a carta o escritor trata de questões relacionadas a cristãos legítimos, que embora sendo descendente de Abraão, portanto integrantes do povo hebreu, haviam se convertido verdadeiramente ao Evangelho de Cristo Jesus, e agora eram, participantes legítimos da Igreja de Cristo, analisando esta carta não encontramos nenhum subsídio para atribuir os ensino nela contido, como sendo endereçado a crentes nominais ou a infiéis, logo a expressão “um coração mau e infiel” é uma referencia a um serio problema espiritual que pode ser enfrentado por crentes em Cristo, que em algum momento deixou se dominar pela incredulidade, e sendo a incredulidade má, esta tornou-lhe o coração descrente e portanto mau.
O que acontecia com os hebreus naqueles dias era que eles deixavam o cristianismo, ao qual creram por Cristo Jesus, para voltavam aos rudimentos do Judaísmo, isto é apostatavam da fé em Cristo, para novamente seguirem os ritos e sacrifícios da lei de Moisés, a palavra “apartar” da à ideia de manter-se a distância do Deus vivo, Jesus é Deus, logo os hebreus ao voltarem ao Judaísmo, estariam se afastando de Jesus e, portanto se afastando de Deus.
A advertência é também para nós outros, integrantes da Igreja de Cristo nos dias atuais, que fomos convertidos ao evangelho de Cristo, libertos que fomos do paganismo, das religiões, tais como, Catolicismo, Espiritismo, Umbandismo, etc., abandonando toda sorte de culto da servir ao Deus vivo, por Jesus Cristo, e agora uma vez libertos não podemos voltar a práticas destes cultos, que não tem legitimidade na palavra de Deus, tais como, regressão espiritual, confissão positiva, amuletos, velas, patuás, imagens, ídolos, e etc., práticas estas originárias e integrantes dos cultos pagãos, e que quando fazemos uso de tais simbolismos negamos a nossa fé em Deus, e o nosso coração se enche de incredulidade, fazendo-nos apartar do Senhor Deus. Portanto meus irmãos sejamos, pois firmes na fé em Cristo, exortando os demais cristão a manter a sua fidelidade para com o Deus vivo e verdadeiro, e assim sermos participantes com Cristo do seu Reino futuro, Amém!!

Referências bibliográficas:

GONÇALVES, José. Elias e Eliseu. Lições Bíblicas, 1º Trim. 2013. CPAD. Rio de Janeiro.  2012.
PEARLMAN, Myer; Tradução de OLSON, N. Laurence. Conhecendo as doutrinas da Bíblia. Emprevan Editora. Rio de Janeiro. 1968.
COELHO, Alexandre. Subsídios para Vencendo as Aflições da Vida. Artigo publicado em Ensinador Cristão. Ano 13 – nº 51. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Novo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010. 
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Antigo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário