terça-feira, 8 de janeiro de 2013

(1 Rs 18. 41-45) A FÉ DE ELIAS



“Então disse Elias a Acabe: Sobe, come e bebe, porque há ruído de uma abundante chuva. E Acabe subiu a comer e a beber; mas Elias subiu ao cume do Carmelo, e se inclinou por terra, e pôs o seu rosto entre os seus joelhos. E disse ao seu servo: Sobe agora, e olha para o lado do mar. E subiu, e olhou, e disse: Não há nada. Então disse ele: Volta lá sete vezes. E sucedeu que, à sétima vez, disse: Eis aqui uma pequena nuvem, como a mão de um homem, subindo do mar. Então disse ele: Sobe, e dize a Acabe: Aparelha o teu carro, e desce, para que a chuva não te impeça. E sucedeu que, entretanto, os céus se enegreceram com nuvens e vento, e veio uma grande chuva; e Acabe subiu ao carro, e foi para Jizreel.” (1 Rs 18. 41-45)


            A fé como diz a Palavra de Deus é: “Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não veem. (Hb 11. 1), e como falar de Elias sem abordar a sua fé e confiança no todo poderoso? Seria algo impossível e a nossa abordagem estaria incompleta, uma vez que este homem de Deus, a exemplo do patriarca Abraão, demonstrou ao longo de seu ministério uma fé inabalável, e um sólida confiança no Deus vivo e eterno, Deus de Abraão, de Isaque e de Israel (1 Rs 18. 36).
            Neste episódio no Monte Carmelo, no confronto com os profetas de Baal, o homem de Deus, que já havia profetizado que sobre Samaria Deus não derramaria chuva, a não ser mediante a sua palavra e por três anos teve os céus serrado (1 Rs 18. 1) e não choveu em Israel, pelo que o rei Acabe furioso procura o profeta por todos os recantos do reino, em busca de tira-lhe a vida, porém o Senhor Deus o protege, até chegar a este confronto, e ali numa demonstração de fé no Altíssimo, Elias ora ao seu Deus em que ele confiava e Deus lhe responde com fogo em meio a todos aqueles profetas de Baal e Azera, contudo ainda havia uma pendência, a chuva sobre Samaria, que havia três anos que não caia naquela terra, pelo que o homem de Deus se prostra sobre a terra seca do Carmelo, e roga ao seu Deus, e quando o seu servo avista uma pequena nuvem no horizonte do tamanho da mão de um homem, o profeta nada avisar ao ímpio Acabe, para ele se apressar em retornar para o palácio pois uma chuva torrencial haveria de descer sobre a terra, conforme o dito do Senhor Deus. Que possamos conhecendo a vida e o ministério deste homem de Deus, firmar cada vez mais a nossa fé no Deus poderoso que resolve todas as nossas batalhas e que peleja todas as nossas guerras. Amém!!

Referências bibliográficas:

GONÇALVES, José. Elias e Eliseu. Lições Bíblicas, 1º Trim. 2013. CPAD. Rio de Janeiro.  2012.
PEARLMAN, Myer; Tradução de OLSON, N. Laurence. Conhecendo as doutrinas da Bíblia. Emprevan Editora. Rio de Janeiro. 1968.
COELHO, Alexandre. Subsídios para Vencendo as Aflições da Vida. Artigo publicado em Ensinador Cristão. Ano 13 – nº 51. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Novo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010. 
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Antigo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário