quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

( 2 Rs 10. 11) REJEITANDO OS FALSOS SACERDOTES


“Também Jeú feriu a todos os restantes da casa de Acabe em Jizreel, como também a todos os seus grandes, os seus conhecidos e seus sacerdotes, até não deixar nenhum restante.” (2 Rs 10. 11)


Deus havia falado através do seu servo Elias que daria cabo de Acabe por conta de seus pecado, e por fazer transgredir os mandamento divinos aos filhos de Israel (1 Rs 21. 17- 26), o que segundo a historia temos que Acabe foi morto em batalha contra os sírios, o seu filho Acazias reinou em seu lugar, este também pratica as mesmas abominações e pecados de seu pai Acabe, e por consultar a Baal-Zebube sobre a seu estado de saúde, desprezando e afrontando o Senhor Deus, Este lhe ceifa a vida ainda muito jovem, a para comprimento do que falou Deus pelo profeta Elias, o Senhor põe fim a casa de Acabe, com a ascensão de Jeú sobre o trono de Israel , que destrói a Jezabel, bem como todos os que restaram na casa de Acabe, e os falsos sacerdotes que se sentavam com ele a mesa.
Algumas vezes Israel enfrentara problemas com os falsos sacerdotes, ou mesmo com aqueles que o sendo sacerdote usava da profanação do serviço ministerial, sendo infiéis ao Senhor e fazendo pecar o povo de Deus, casos como os filhos de Eli (1 Sm 2. 12-17; 22-36, que profanavam a mesa de Senhor, e o sacrifícios queimados sobre o altar e ainda se prostituiam a porta da casa do Senhor. Pelo que, o Senhor os destruiu e constituiu a Samuel sacerdote sobre a casa de Deus em sucessão a Eli. Temos ainda o caso de Mica um homem que habitava as montanhas de Efraim que fez para si uma imagem de fundição e constituiu para si um levita por sacerdote (Jz 17. 1-13). E nos dias de Elias e Elizeu, o povo de Deus envolvido pelo costume pagão de adoração a vários deuses, temos ai a proliferação de vários falsos sacerdotes, principalmente os ministros de Baal e Azera, e Deus repreendeu severamente o povo: “Não lançastes vós fora os sacerdotes do SENHOR, os filhos de Arão, e os levitas, e não fizestes para vós sacerdotes, como os povos das outras terras? Qualquer que vem a consagrar-se com um novilho e sete carneiros logo se faz sacerdote daqueles que não são deuses.” (2 Cr 13. 9).
O problema não é a quantidade de sacerdotes, até porque com o sacrifício de Cristo o véu do templo se rasgou e todos nós por Cristo temos acesso a Deus para prestarmos o sacrifício, o importante é apresentarmos um sacrifício que agrade ao Senhor, conforme escreveu Paulo, um culto racional, um sacrifício vivo, o nosso corpo, santo e agradável a Deus (Rm 12.1, 2). Portanto sejamos sacerdotes do Deus vivo, e dispostos a honrar a Deus por sua escolha por Cristo que nos fez integrante do sacerdócio real, da nação santa e do povo adquirido. Amém!!


Referências bibliográficas:

GONÇALVES, José. Elias e Eliseu. Lições Bíblicas, 1º Trim. 2013. CPAD. Rio de Janeiro.  2012.
PEARLMAN, Myer; Tradução de OLSON, N. Laurence. Conhecendo as doutrinas da Bíblia. Emprevan Editora. Rio de Janeiro. 1968.
COELHO, Alexandre. Subsídios para Elias e Elizeu – Um Ministéri4 de Poder para toda a Igreja. Artigo publicado em Ensinador Cristão. Ano 13 – nº 53. CPAD. Rio de Janeiro. 2013.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Novo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010. 
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Antigo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário