sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

(1 Rs 17. 1; 18. 1) O LUGAR DA PROFECIA NA ESTIAGEM.

“Então Elias, o tisbita, dos moradores de Gileade, disse a Acabe: Vive o SENHOR Deus de Israel, perante cuja face estou, que nestes anos nem orvalho nem chuva haverá, senão segundo a minha palavra.” (1 Rs 17. 1)
“E sucedeu que, depois de muitos dias, a palavra do SENHOR veio a Elias, no terceiro ano, dizendo: Vai, apresenta-te a Acabe; porque darei chuva sobre a terra.” (1 Rs 18. 1)

A estiagem era um instrumento de Deus, para trazer juízo e disciplina sobre os filhos de Israel, a fome que se abateu sobre todo povo mostrou para eles que era vão o adorar, e o cultuar ao Baal, deus dos fenícios, deus da chuva e da fertilidade, pois Deus que é soberano sobre todas as coisas e que governa até os fenômenos naturais, falou por boca de Elias o seu emissário que somente mediante a profecia deste servo do Senhor haveria de chover sobre a terra, logo a profecia de Elias naqueles dias passou governar as precipitações pluviométricas, para desespero de Acabe, Jezabel e todos os profetas de Baal, portanto Deus honrará a palavra de seu servo e as suas profecias, tinha a primazia diante todo o poderio do reinado Acabe.
 Passados três anos com a profecia de Elias de pé, pois não choveu naqueles dias e nem mesmo orvalho caiu sobre a terra conforme as palavras de Elias (1 Rs 17. 1), a palavra do Senhor veio novamente ao profeta, agora para que houvesse a suspensão da estiagem, então novamente era a primazia da palavra do Senhor, e  pela palavra de Deus a chuva voltou sobre os filhos de Israel, logo após eles reconhecerem que o Senhor como o Deus verdadeiro: “O que vendo todo o povo, caíram sobre os seus rostos, e disseram: Só o SENHOR é Deus! Só o SENHOR é Deus!” (1 Rs 18. 39), e destruírem a oitocentos e cinquenta profetas de Baal e Asera no confronto em Elias e estes profetas no Monte Carmelo (1 Rs 18. 20-40).
Portanto a palavra de Deus é soberana e esta acima daquilo que possa faz o homem. Amém!!



Referências bibliográficas:

GONÇALVES, José. Elias e Eliseu. Lições Bíblicas, 1º Trim. 2013. CPAD. Rio de Janeiro.  2012.
PEARLMAN, Myer; Tradução de OLSON, N. Laurence. Conhecendo as doutrinas da Bíblia. Emprevan Editora. Rio de Janeiro. 1968.
COELHO, Alexandre. Subsídios para Elias e Elizeu – Um Ministéri4 de Poder para toda a Igreja. Artigo publicado em Ensinador Cristão. Ano 13 – nº 53. CPAD. Rio de Janeiro. 2013.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Novo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010. 
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Antigo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário