sábado, 19 de janeiro de 2013

(Tg 5. 17,18) A SOBERANIA DE DEUS NA ESTIAGEM.

“Elias era homem sujeito às mesmas paixões que nós e, orando, pediu que não chovesse e, por três anos e seis meses, não choveu sobre a terra. E orou outra vez, e o céu deu chuva, e a terra produziu o seu fruto.” (Tg  5:17. 18)

O apóstolo Tiago em sua carta universal a Igreja do Senhor Jesus Cristo, no fechamento desta carta nos fala da eficácia da oração, e nesta instrução vamos detectar a importância, da plena confiança em Deus, e respeito à soberania divina, por parte daquele que intercede, para que, a sua oração seja ouvida e respondida por Deus. Como exemplo de oração eficaz ele nos apresenta o profeta Elias, tema das nossas lições a Ebd, a oração de Elias foi eficaz por quê? Ele orava! Não se pode ter a porta aberta a menos que se bata nela, não se pode alcançar sem buscar, se quisermos obter uma resposta de Deus é necessário pedir (Mt 7. 7; Jo16. 24), além de orar com insistência, o profeta, confiava no Senhor Deus, porque sabia em quem cria, e esperava em Deus os resultados e seguia a direção do Senhor, era um homem justo, que olhava e defendia o necessitado, porém não tinha complacência ou tolerância para com o pecado, a ponto de ordenar a perseguição e morte dos profetas de Baal, tudo por amor a causa do Deus vivo. Elias orou de forma especifica primeiro para que não houvesse chuva sobre a terra, confrontando assim os adoradores de Baal deus da chuva, e depois para que a chuva voltasse e assim os filhos de Israel se convertessem de seus maus caminhos, e adorassem ao único Deus, Senhor de toda terra a que Elias servia. Orou reconhecendo a soberania de Deus. Vejamos a sua expressão ao anunciar a terrível seca sobre Israel: “Então Elias, o tisbita, dos moradores de Gileade, disse a Acabe: Vive o SENHOR Deus de Israel, perante cuja face estou, que nestes anos nem orvalho nem chuva haverá, senão segundo a minha palavra.” (1 Rs 17. 1), e quando orou diante dos profetas de Baal para que o Senhor fizesse descer fogo do céus sobre o sacrifício: “Sucedeu que, no momento de ser oferecido o sacrifício da tarde, o profeta Elias se aproximou, e disse: O SENHOR Deus de Abraão, de Isaque e de Israel, manifeste-se hoje que tu és Deus em Israel, e que eu sou teu servo, e que conforme à tua palavra fiz todas estas coisas. Responde-me, SENHOR, responde-me, para que este povo conheça que tu és o SENHOR Deus, e que tu fizeste voltar o seu coração.” (1 Rs 18. 36-37), e como insistentemente clamor ao Deus dos céus, por sete vezes consecutivas, até obter de Deus um sinal de que a sua oração seria respondida (1 Rs 18.  42-44).
Entendemos pela oração do profeta de Deus, que a vida e a fé daquele que busca ao Senhor, são de fundamental importância para se obter de Deus uma resposta, porém as nossas petições devem sempre estarem fundamentadas na soberania divina, e para adoração e louvor do Eterno. Amém!!


Referências bibliográficas:

GONÇALVES, José. Elias e Eliseu. Lições Bíblicas, 1º Trim. 2013. CPAD. Rio de Janeiro.  2012.
PEARLMAN, Myer; Tradução de OLSON, N. Laurence. Conhecendo as doutrinas da Bíblia. Emprevan Editora. Rio de Janeiro. 1968.
COELHO, Alexandre. Subsídios para Elias e Elizeu – Um Ministéri4 de Poder para toda a Igreja. Artigo publicado em Ensinador Cristão. Ano 13 – nº 53. CPAD. Rio de Janeiro. 2013.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Novo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010. 
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Antigo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário