segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

(2 Rs 1. 2, 3) REJEITANDO OS FALSOS DEUSES

“E caiu Acazias pelas grades de um quarto alto, que tinha em Samaria, e adoeceu; e enviou mensageiros, e disse-lhes: Ide, e perguntai a Baal-Zebube, deus de Ecrom, se sararei desta doença. Mas o anjo do SENHOR disse a Elias, o tisbita: Levanta-te, sobe para te encontrares com os mensageiros do rei de Samaria, e dize-lhes: Porventura não há Deus em Israel, para irdes consultar a Baal-Zebube, deus de Ecrom?” (2 Rs 1. 2-3)

Baal deus dos fenícios
A adoração e reverência aos ídolos haviam sido vedadas aos filhos de Deus desde os primórdios, na lei através de Moisés Deus recomenda. “Não terás outros deuses diante de mim. Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.” (Êx 20. 3-5), porém o povo de Deus pela influência dos povos pagãos, e na ânsia de adorar a um deus palpável, o qual eles pudessem manipular, um deus disposto a aceitar uma adoração, que alem de cumprir o ritual de culto ainda trouxesse ao adorador um prazer carnal e momentâneo, uma êxtase, o povo de Deus ao se relacionar com tais povos sempre, buscou adicionar ao seu culto práticas e rituais aos deuses pagãs destes povos, contrariando assim a recomendação divina.
Temos ainda na exortação bíblica a proibição de casamentos mistos, onde os filhos de Israel não poderiam casar-se com mulheres pagãs (Dt 7. 1-6), ordenança esta que sempre foi descumprida pelo povo de Deus, e a partir de Davi e Salomão reis em Israel esta pratica se intensifica, devido a influencia dos governantes sobra a população, se os reis tomavam para si mulheres estranhas, logo os demais súditos teriam em tese o mesmo direito, só que tal prática, como o senhor havia explicitado no mandamento, trouxe grandes prejuízos para os filhos de Israel, e nos dias de profeta Elias não foi diferente, temos o rei Acabe, casando-se com uma fenícia a Jezabel uma adoradora de Baal, que fez corromper o coração do rei, e este curvo-se diante dos deuses de sua esposa fazendo pecar o povo de Israel, a ponto de eles não mais saberem definir quem era o verdadeiro Deus se Baal ou Javé (1 Rs 18. 2).
Agora temos o seu sucessor, que andando segundo os caminhos do seu pai Acabe, passa a adorar os deuses pagãos e afrontar ao verdadeiro Deus, porquanto fazia o que era mal aos olhos do Senhor (1 Rs 22. 52-54) e caindo em uma enfermidade, e não tendo mais como encarar o profeta do Deus vivo manda os ser servos consultar ao deus pagãos dos fenícios adorado em Ecrom, Baal-Zebube, sobre os seu estado de saúde, se sararia daquela enfermidade ou não, pelo que o profeta Elias guiado por Deus vai ao encontro dos servos do rei e lhe censura, por sua atitude de consultar aos deuses pagãos, mesmo sabedor de em Israel havia um Deus que governava todas as coisas, e o profeta lhe dar a sentença: “Da cama, a que subiste, não descerás, mas sem falta morrerás.” (2 Rs 1. 4). Portanto assim como Acazias rejeitou a Deus e seus conselhos, indo buscar orientação junto a Baal-Zebube, Deus também o rejeitou e o tirou do trono de Israel, e daquela doença não mais se recuperou conforme a palavra de Deus por boca de Elias o profeta de Deus.
Portanto nós a Igreja de Cristo devemos a cada dia no aproximarmos mais do Senhor, e busca-lo com mais dedicação e zelo, abandonando as práticas mundanas que nos rodeias e quer nos sufocar no servir ao Senhor, e nos distancia do verdadeiro Deus e da sua adoração. A paz do Senhor a todos. Amém!!


Referências bibliográficas:

GONÇALVES, José. Elias e Eliseu. Lições Bíblicas, 1º Trim. 2013. CPAD. Rio de Janeiro.  2012.
PEARLMAN, Myer; Tradução de OLSON, N. Laurence. Conhecendo as doutrinas da Bíblia. Emprevan Editora. Rio de Janeiro. 1968.
COELHO, Alexandre. Subsídios para Elias e Elizeu – Um Ministéri4 de Poder para toda a Igreja. Artigo publicado em Ensinador Cristão. Ano 13 – nº 53. CPAD. Rio de Janeiro. 2013.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Novo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010. 
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Antigo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário