terça-feira, 29 de janeiro de 2013

(Tg 5. 17) ELIAS, UM HOMEM SENTIMENTAL

“Elias era homem sujeito às mesmas paixões que nós e, orando, pediu que não chovesse e, por três anos e seis meses, não choveu sobre a terra.” (Tg 5. 17)

O apóstolo Tiago em sua carta universal, exortando aos crentes hebreus dispersos em várias cidades devido a grande perseguição na Igreja Primitiva, falando sobre o proceder do cristão em diversas situações da vida, ele discorre sobre a eficácia da oração daquele que teme ao Senhor, mostrando que para se ter uma petição atendia por Deus, o bastante é confessar os pecados, obtendo por eles o perdão divino, e ser um homem integro e justo para como a sociedade e para com Deus, e como exemplo disto ele apresenta o profeta Elias, que sendo um homem sujeitas as mesmas paixões como qualquer ser humano, porém por ser homem justo, integro, e de oração o Senhor Deus lhes respondia as suas preces.
Elias um homem sujeito as mesmas paixões que nós (Tg 5. 17), o que isto significa: Elias era um homem, e não um anjo, e consequentemente possuía os mesmos sentimentos dos demais mortais, sentia alegria, tristeza, medo, decepção, ira, depressão, fome, sede, e etc. também fugia, se escondia, deitava e dormia, e quando enfrentou os profetas de Baal e obteve aquela grande vitória, ele esperava um melhor resultado, que era a conversão de todos os filhos de Israel à adoração a Deus, inclusive do casal real, mas a reação da casa do rei foi hostil a vitória de Elias, a Jezabel, mulher de Acabe, declarou: “E Acabe fez saber a Jezabel tudo quanto Elias havia feito, e como totalmente matara todos os profetas à espada. Então Jezabel mandou um mensageiro a Elias, a dizer-lhe: Assim me façam os deuses, e outro tanto, se de certo amanhã a estas horas não puser tua vida como a de um deles.” (1 Rs 19. 1-2), pelo que Elias, o profeta de Deus, temeu pela sua própria vida, e com medo fugiu e escondeu-se no monte Horebe, e a caminho de Horebe debaixo de uma arvore, angustiado ele pede ao Senhor a morte (1 Rs 19. 4), numa nítida demonstração de angustia e decepção como qualquer dos homens, decepção não com Deus, mas uma decepção com Acabe e sua casa, uma vez que diante daquela demonstração de poder do Senhor Deus, ele ao invés de reconhecerem os pecados e se voltarem para o Senhor, agora enfurecidos buscam o homem de Deus para tira-lhe a vida.
Agora estava o profeta destemido que enfrentara a oitocentos e cinquenta profetas de Baal e Aserá, refugiando em uma caverna por medo de uma mulher, adoradora de um Deus pagão, e este para se recobrar o ânimo, foi necessário ser confortado pelo Senhor, mostrando-lhe que ainda estava a favor dos justos, e que ainda restavam pelo menos sete mil, fiéis adoradores do Deus Altíssimo, em Israel que não haviam se dobrado aos caprichos de Jezabel, nem tão pouco haviam se curvado diante de Baal, e que embora Elias naquele momento não vislumbrasse uma saída, Deus já havia preparado o um fim e um julgamento para Acabe e sua casa.
Que possamos entender que somos servos do Deus Eterno e infalível, que enquanto mantivermos a nossa fé e confiança Nele, somos mais que vencedores, porém isto não nos impede de passarmos por lutas, dificuldade, angustias, decepções e até depressão, mas com Cristo ao nosso lado Ele nos fará saltar as muralhas, vencer as batalhas, e cantar o hino dos vencedores. Amém!!

Referências bibliográficas:

GONÇALVES, José. Elias e Eliseu. Lições Bíblicas, 1º Trim. 2013. CPAD. Rio de Janeiro.  2012.
PEARLMAN, Myer; Tradução de OLSON, N. Laurence. Conhecendo as doutrinas da Bíblia. Emprevan Editora. Rio de Janeiro. 1968.
COELHO, Alexandre. Subsídios para Elias e Elizeu – Um Ministério de Poder para toda a Igreja. Artigo publicado em Ensinador Cristão. Ano 13 – nº 53. CPAD. Rio de Janeiro. 2013.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Novo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010. 
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Antigo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário