segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

( Tg 5. 18) ELIAS, UM HOMEM ESPIRITUAL

“Elias, [...], orando, pediu que não chovesse e, por três anos e seis meses, não choveu sobre a terra. E orou outra vez, e o céu deu chuva, e a terra produziu o seu fruto.” (Tg 5. 17-18)

O que caracteriza Elias como um homem espiritual? O texto sagrado afirma que Ele era um homem sujeito as mesmas paixões dos demais homens, logo não seria um semideus, ou uma pessoa que estivesse em uma categoria superior as demais pessoas que serviam ou serve ao Senhor Deus.  Portanto onde vamos encontrar na vida de Elias os elementos que o caracterizam como um homem de Deus, um homem espiritual? No texto em tela enfatizado pelo apóstolo Tiago, podemos encontrar um destes elementos, a oração, a Bíblia afirma: A oração de um justo pode muitos em seus efeitos (Tg. 5. 16), Elias era um homem de oração, vamos encontra-los mesmo sabendo que o Senhor Deus sempre lhe respondia os pedidos, ele sempre se curvou diante do Senhor dirigindo-Lhe rogos e oração e suplica, no que o Senhor nunca deixou o seu servo desamparado.
Elias orou para que não chovesse (1 Rs 17. 1; Tg 5. 16), para que voltasse a chover (1 Rs 18. 41-46: Tg 5. 17), para que fogo descesse sobre o sacrifício no desafio aos profetas de Baal (1 Rs 18. 36-38), orou e Deus aumentou a comida na casa da viúva de Sarepta (1 Rs 17. 8-16), clamou ao Senhor que ressuscitou o filho desta mesma viúva (1 Rs 17. 20) e no momento de angustia e não encontrando mais saída recorreu mais uma vez ao chave poderosa na mão de um justo, a oração (1 Rs 19. 4; 9, 10). Portanto a oração era parte integrante no ministério do profeta de Deus, o que o torna um homem muito próximo de Deus, e com uma identificação com o criador, que o texto sagrado toma o seu espírito como modelo do Espírito que habitava em Cristo Jesus (Lc 1. 17). Alem deste poderoso elemento na vida de Elias ainda podemos destacar no seu caráter, a fé, a perseverança, a autoridade divina, a justiça, a não conformação com o mundo, a humildade, e o desapego para com as coisas materiais, não tendo nem a sua própria vida por preciosa, na defesa de sua fé e dos princípios sagrados da lei do Senhor.
Diante de todo isto podemos afirmar com todo o respaldo da Escritura Sagrada que Elias, o profeta de Deus, era um homem espiritual, que possamos nestes dias, buscarmos no exemplo de vida deste profeta, os modelos, que nos torne a cada dias homens compromissados como a obra e o serviço de Deus, homes espirituais como foi o profeta Elias. Amem!!

Referências bibliográficas:

GONÇALVES, José. Elias e Eliseu. Lições Bíblicas, 1º Trim. 2013. CPAD. Rio de Janeiro.  2012.
PEARLMAN, Myer; Tradução de OLSON, N. Laurence. Conhecendo as doutrinas da Bíblia. Emprevan Editora. Rio de Janeiro. 1968.
COELHO, Alexandre. Subsídios para Elias e Elizeu – Um Ministério de Poder para toda a Igreja. Artigo publicado em Ensinador Cristão. Ano 13 – nº 53. CPAD. Rio de Janeiro. 2013.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Novo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Antigo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário