quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

(1 Rs 17. 4; 18. 13) AS PROVISÃOES DE DEUS DURANTE A ESTIAGEM.

“E há de ser que beberás do ribeiro; e eu tenho ordenado aos corvos que ali te sustentem.” (1 Rs 17. 4)

“Porventura não disseram a meu senhor o que fiz, quando Jezabel matava os profetas do SENHOR? Como escondi a cem homens dos profetas do SENHOR, de cinquenta em cinquenta, numa cova, e os sustentei com pão e água?” (1 Rs 18. 13)

O homem de Deus, Elias, ao profetizar e decretar sobre Israel uma longa estiagem que se prolongaria por três anos e seis meses rompeu com o núcleo do poder que governava Israel naqueles dias, e atraiu para a si a fúria de Acabe, rei de Israel, bem como da sua esposa Jezabel, Elias passou a ser caçado por todo o reino de Israel e também de reinos vizinhos, e os demais profetas do Deus vivo, passaram a sofrer perseguição e ameaças e muitos deles perderam a vida por mão de Jezabel e dos profetas de Baal (1 Rs 18. 13; 19. 2, 14).
E agora como sobreviver o profeta de Deus, diante da perseguição estatal, da longa estiagem e da apostasia generalizada dos filhos de Israel? Quando estudamos a vida ministerial deste profeta do Senhor Deus, vemos que embora parecesse uma voz solitária em meio a uma comunidade hostil. Deus sempre mantém um remanescente fiel a seus mandamentos e que não se curam diante das dificuldades da vida, ( 1 Rs 19. 18), A Elias Deus o enviou ao ribeiro de Querite, e lá escondido em uma caverna os corvos o alimentava de pão e carne, enquanto bebia do ribeiro, quando o rebeiro secou devido a implacável seca, Deus lhe ordena.“Levanta-te, e vai para Sarepta, que é de Sidom, e habita ali; eis que eu ordenei ali a uma mulher viúva que te sustente.” (1 Rs 17. 9), vindo Elias ser sustentado por quem pouco possuía, e torna-se uma provisão também para aquela mulher (1Rs 17. 8-24). E para os outros profetas de Deus em Israel, o Senhor providenciou o escape até de dentro da casa do próprio Acabe, pois o seu mordomo, Obadias, não só escondeu cem deste como também os sustentou com pão e água.
Daí, entendemos que quanto o profeta é fiel ao Senhor, e profere com autoridade os oráculos divinos, sem conformação com o mundo, Deus lhe protege e lhe dar o escape, a fim de promover a verdadeira adoração ao Senhor, e crescimento do seu Reino. Amém!!



Referências bibliográficas:

GONÇALVES, José. Elias e Eliseu. Lições Bíblicas, 1º Trim. 2013. CPAD. Rio de Janeiro.  2012.
PEARLMAN, Myer; Tradução de OLSON, N. Laurence. Conhecendo as doutrinas da Bíblia. Emprevan Editora. Rio de Janeiro. 1968.
COELHO, Alexandre. Subsídios para Elias e Elizeu – Um Ministéri4 de Poder para toda a Igreja. Artigo publicado em Ensinador Cristão. Ano 13 – nº 53. CPAD. Rio de Janeiro. 2013.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Novo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Antigo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário