terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

A prática do dízimo e ofertas precede a lei - Terça feira – 21/02/2012


“E esta pedra que tenho posto por coluna será casa de Deus; e de tudo quanto me deres, certamente te darei o dízimo.” (Gênesis 28:22)

Jacó em sua jornada como fugitivo de seu irmão Esaú do qual lhe tinha tomado a bênção da primogenitura, após mais um dia de caminhada chega a um lugar por nome Luz de onde toma uma pedra por travesseiro e resolve passa ali aquela noite, e foi nesta situação que Deus aparece a Jacó e renova o pacto feito com seu avô Abraão; “E eis que o SENHOR estava em cima dela, e disse: Eu sou o SENHOR Deus de Abraão teu pai, e o Deus de Isaque; esta terra, em que estás deitado, darei a ti e à tua descendência; E a tua descendência será como o pó da terra, e estender-se-á ao ocidente, e ao oriente, e ao norte, e ao sul, e em ti e na tua descendência serão benditas todas as famílias da terra; E eis que estou contigo, e te guardarei por onde quer que fores, e te farei tornar a esta terra; porque não te deixarei, até que haja cumprido o que te tenho falado.” (Gênesis 28:13-15), pelo que Jacó ao se levantar daquele lugar tomou a pedra onde reclinou a cabeça para repousar e edificou uma coluna transformando aquele lugar em um altar ao Deus vivo e trocou o nome da cidade que passou a ser chamada de Betel, que significa “a casa de Deus”, e ao consagrar aquele lugar ao Senhor disse estas palavras: “E Jacó fez um voto, dizendo: Se Deus for comigo, e me guardar nesta viagem que faço, e me der pão para comer, e vestes para vestir; E eu em paz tornar à casa de meu pai, o SENHOR me será por Deus; E esta pedra que tenho posto por coluna será casa de Deus; e de tudo quanto me deres, certamente te darei o dízimo.” (Gênesis 28:20-22). Então por uma análise no texto e do seu contexto podemos auferir que Jacó recebeu a benção de Deus e agora estava retribuído com gratidão aquilo que Deus lhe fizera, Lhe edificando um altar, e firmando um pacto em ser fiel a Deus também com seus dízimos, e para isto ele não precisou seguir uma lei ou um mandamento, até porque a lei só veio muito depois com Moisés, Mas Jacó seguia a prática de adoração a Deus ensinada por seu avô Abraão que entregava também os seus dízimos em forma de gratidão a Deus pelas vitórias alcançada. A Paz de Senhor a todos quantos amam a vinda de Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário