quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Dízimos e ofertas e a bênção da proteção – Sexta feira – 24/02/2012



“Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes. E por causa de vós repreenderei o devorador, e ele não destruirá os frutos da vossa terra; e a vossa vide no campo não será estéril, diz o SENHOR dos Exércitos.” (Malaquias 3:10-11)

O profeta Malaquias tem seu ministério atribuído ao período pós-exílio babilônico os teólogos e os estudiosos da Bíblia o indicam como contemporâneo de Neemias uma vez que encontramos provas de que na sua época o templo já estava reedificado, o culto divino estava plenamente restaurado, e o povo já havia sido novamente instruído na Lei de Moisés pelo Sacerdote Esdras, porém constatamos também uma crescente apostasia e um desprezo pelas coisas sagradas, e uma desobediência dissimulada dos filhos de Judá aos mandamentos do Senhor, é nesse clima que o profeta desenvolve o seu ministério com a finalidade de denunciar os abusos e pecados cometidos pelo povo bem como chamar os sacerdotes a responsabilidade por não seguir e não fazer seguir com diligência os preceitos sagrados ditados por Deus através da Lei de Moisés. Dentro deste contexto temos uma exortação à contribuição e a entrega do dízimo do Senhor, o povo negligenciava este mandamento e o profeta como que “ironicamente”, entendemos assim pelo descaso com que o povo de Judá tratava o servir a Deus naquele período, por conta disto Deus usa o profeta com a mesma “arma” e pergunta? ..., Em que havemos de tornar? ..... , Roubará o homem a Deus? ....., Em que te roubamos?  E logo em seguida vem a resposta com toda a correção e severidade de Deus pela desobediência e descaso do povo para com as coisas sagradas. Vejamos; “Desde os dias de vossos pais vos desviastes dos meus estatutos, e não os guardastes; tornai-vos para mim, e eu me tornarei para vós, diz o SENHOR dos Exércitos; mas vós dizeis: Em que havemos de tornar? Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas. Com maldição sois amaldiçoados, porque a mim me roubais, sim, toda esta nação.” (Malaquias 3:7-9) após toda esta exortação o profeta faz uma recomendação para que o povo voltasse a ser fiel ao Senhor em suas ofertas precisamente nos dízimos, com a finalidade de manter a casa Deus em condições de culto, e isto implicava na aquisição e cuidado com os utensílios de culto bem como sustento dos sacerdotes e levitas, e finaliza o ensino mostrando a promessa de Deus para aquele que forem fieis ao Senhor nos seus dízimos. Vejamos; “Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes. E por causa de vós repreenderei o devorador, e ele não destruirá os frutos da vossa terra; e a vossa vide no campo não será estéril, diz o SENHOR dos Exércitos.” (Malaquias 3:10-11) Sejamos pois fieis ao Senhor em nossas ofertas e dízimos. A paz do Senhor a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário