segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Israel deveria ser propriedade particular – Segunda feira– 27/02/2012

“Agora, pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz e guardardes a minha aliança, então sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos, porque toda a terra é minha.” (Êxodo 19:5)

Os filhos de Israel haviam deixado o Egito há três meses e agora caminhavam pelo deserto do Sinai, (Êx 19. 1) em busca de chegar à terra de Canaã a qual Deus havia lhes dado por promessa a Abraão, (Gn 15. 18-21) e agora Deus decide renovar o pacto para com eles esta renovação tinha por base uma reconciliação daquele povo com Deus, fato este que já em curso desde com a saída do povo da servidão no Egito, e na comunhão continuada entre o povo e seu Deus. Neste novo pacto encontramos as condições pelas quais Israel continuaria sendo o povo eleito, a nação santa, a possessão exclusiva e querida por  Deus para executar Seus desígnios e vontade como nação. O propósito de Deus para Israel era de um povo único separado das orgias dos povos pagãos que os rodeavam e que estivesse apto a executar o propósito para o qual foi escolhido, esta separação ou santificação compreendia, fidelidade a Deus e separação do povo dos deuses e divindades pagãs tão comum a outros povos, oferecer os sacrifícios por Deus estabelecidos dentro do pacto, seguir os mandamentos, as leis e ordenanças do Senhor Deus que os tirará da servidão do Egito com gratidão e submissão. Vejamos as palavras de Deus ao povo; “Agora, pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz e guardardes a minha aliança, então sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos, porque toda a terra é minha. E vós me sereis um reino sacerdotal e o povo santo. Estas são as palavras que falarás aos filhos de Israel.” (Êxodo 19:5-6). A permanência da benção de Deus sobre Israel como nação eleita, pelo texto estava condicionada a obediência a voz de Deus e a diligência com que o povo guardaria o novo pacto, esta condicional implicava em uma obediência que partisse de corações gratos, sabedores do amor e cuidado que Deus havia demonstrado a eles quando os tirou do Egito de sobre o jugo de Faraó. Israel não cumpriu com diligência este pacto e vindo depois a rejeitar a Jesus mediador da Nova Aliança no que Deus o substitui temporariamente dento desta aliança pelo novo Israel de Deus a Igreja de Cristo, que deverá seguir também com diligencia os mandamentos do Senhor Deus, para continuar sendo a nação santa o povo adquirido o sacerdócio real de que fala o apóstolo Pedro, (1Pe 2. 9) cumprindo assim os desígnios de Mestre e sendo verdadeiramente uma igreja prospera. Fiquem todos na Paz do Senhor.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário