terça-feira, 13 de março de 2012

A verdadeira prosperidade e os despenseiros



“E nós, cooperando também com ele, vos exortamos a que não recebais a graça de Deus em vão (Porque diz: Ouvi-te em tempo aceitável e socorri-te no dia da salvação; eis aqui agora o dia aceitável, eis aqui agora o dia da salvação) não dando nós escândalo em coisa alguma, para que o nosso ministério não seja censurado. Antes, como ministros de Deus, tornando-nos recomendáveis em tudo; na muita paciência, nas aflições, nas necessidades, nas angústias, nos açoites, nas prisões, nos tumultos, nos trabalhos, nas vigílias, nos jejuns, na pureza, na ciência, na longanimidade, na benignidade, no Espírito Santo, no amor não fingido, na palavra da verdade, no poder de Deus, pelas armas da justiça, à direita e à esquerda, por honra e por desonra, por infâmia e por boa fama; como enganadores, e sendo verdadeiros; como desconhecidos, mas sendo bem conhecidos; como morrendo, e eis que vivemos; como castigados, e não mortos; como contristados, mas sempre alegres; como pobres, mas enriquecendo a muitos; como nada tendo, e possuindo tudo.” (2 Coríntios 6:1-10)

Despenseiros, este vocábulo nos dá a ideia de um mordomo que cuida com carinho e responsabilidade dos bens de seus patrões, dedicados, zelosos, fieis e confiáveis, e por conta disto os patrões lhes dedicam respeito, confiança e responsabilidades a ponto de lhes entregarem toda a casa em suas mãos para administrarem coforme à sabedoria e zelo e como bem lhe é peculiar. Na bíblia vamos encontrar despenseiros assim é o caso do José do Egito. José era Hebreu e foi levado ao Egito como escravo, vendido por seus irmãos a mercadores ismaelitas, levado a casa de Potifar, lá o seu senhor logo notou que a mão de Deus estava sobre aquele jovem, pois em tudo que ele colocava a mão Deus fazia prosperar, o jovem adquire a confiança do seu senhor, que coloca toda a administração de sua casa sobre a responsabilidade de José, que sendo fiel primeiramente a Deus e depois a Potifar, disse não ao assédio da mulher do seu senhor o que lhe custou à masmorra, mesmo assim manteve a sua fidelidade para como o seu Deus e da prisão após interpretar os sonhos do Faraó é elevado à condição de Governador do Egito e Chefe responsável por um gabinete de crise que haveria de apresentar solução a uma escassez econômica que se avizinhava e que durariam sete anos e que desta administração dependeria a sobrevivência não só do povo Egípcio mais de todos os povos circunvizinhos inclusive o povo judeus, seus irmãos, a quem Jose deu guarida dentro do território Egípcio. No texto podemos ver Paulo como um verdadeiro despenseiro dos bens espirituais a igreja de Corintos, ensinando os crentes a buscarem a fidelidade para com Cristo e não retornarem a uma vida de pecados e distanciados da graça de Deus e assim tornarem a sua confissão de fé em vão (2 Co 6. 1) e apresentava o seu comportamento como ministro do evangelho de Cristo como um exemplo a ser seguido por aqueles que querem ser fieis despenseiros dos dons de Deus ( 2 Co 6. 4-10), tendo e provendo no meio do povo de Deus a verdadeira prosperidade pelo testemunho de amor e fé na obra de Deus. Fiquem todos na Paz do Senhor.

Um comentário:

  1. Um otimo texto, nós agradecemos pela a vida do nosso irmão Isaias e pela sabedoria que o Senhor Deus tem dado a cada dia a seu servo, Deus continue lhe abençoando

    ResponderExcluir