sexta-feira, 2 de março de 2012

A Igreja como comunidade Santa

Paulo e Timóteo, servos de Jesus Cristo, a todos os santos em Cristo Jesus, que estão em Filipos, com os bispos e diáconos: (Filipenses 1:1)

Santo, quando expressamos este vocábulo, pela tradição religiosa do nosso povo logo nos vem à mente um ser angelical de poderes sobrenaturais com a virtude de fazer coisas sublimes e diferenciadas dos demais mortais, ou mesmo a figura de um ídolo católico, preso a uma moldura ou um altar de culto, e venerado por alguns seguidores devido a algum milagre que lhe foi atribuído. Mas na verdade o que significa com base nos ensinos bíblicos esta palavra? Santo significa separado, ou seja, aquele que decidiu, dando ouvidos a voz de Deus através do Espírito Santo, abandonar os pecados e ter uma vida dedicada ao serviço, ao louvor e a pregação do evangelho do Reino de Deus. (1 Pe 1. 13-16) Paulo escrevendo aos crente da Igreja de Filipos introduz a sua carta com a seguinte expressão “Paulo e Timóteo, servos de Jesus Cristo, a todos os santos em Cristo Jesus, que estão em Filipos, com os bispos e diáconos.” (Filipenses 1:1), aqui os  irmãos Filipenses são chamados pelo apóstolo de Santos o que infere aquela Igreja uma responsabilidade e um dever perante a comunidade onde estavam inseridos, uma vez que ela necessitava manter um padrão de fé e amor ao evangelho de Cristo e seus pregadores, é o que verificamos quando fazemos uma exame mas detalhado desta carta, ela não foi escrita porque a Igreja enfrentava graves problemas doutrinários, mas devido ao grande amor que Paulo nutria por aquele crentes, em toda carta Paulo apenas identifica de três pequeno problemas naquela igreja 1) Desânimo de alguns irmãos devido ao prolongado tempo em que Paulo estava preso. (Fl 1. 12-26) 2) Pequena discórdia entre duas irmãs daquela congregação. (Fl 4. 2) Ameaça dos judaizantes e de crentes carnais que procuravam desvirtuar a fé daqueles irmãos (Fl 3. 1-21), logo se percebe que a Igreja era bem firmada na palavra de Deus separada das fabulas mundanas, abençoada por Deus e que com amor e gratidão contribuía para com a obra de Deus e seus ministros, por tudo isto Paulo os trata por Santos. Que a Igreja de Cristo destes últimos dias possa ser classificada como santa e próspera não apenas pelos bens materiais que os seus membros possuem, mas pelo seu compromisso com a verdade do Evangelho de Cristo, fluência das riquezas espirituais em Cristo, compromisso com a pregação e divulgação de Evangelho e socorro aos necessitados, e uma esperança viva na gloria eterna com Cristo o seu Salvador, A paz do Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário