domingo, 25 de março de 2012

O bom pastor nos dá vida em abundância


“O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.” (Jo 10. 10)

Jesus ensinando mais uma vez a seus discípulos, fala agora sobre pastor e ovelhas, querendo que os seus servos Lhe reconhecesse como o salvador e supridor de todas as suas necessidades. Jesus vai se apresentar diante deles dizendo: “Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas.” (Jo 10. 11), em contraste com aqueles que se dizendo pastores eram mercenários e tentavam dilapidar o rebanho de Deus, pois não tinham o devido cuidado com o rebanho, não lhes davam a ração necessária para a nutrição, não as conduziam a águas tranquilas para que possam saciar a sede, e se alguma se perdesse durante a caminhada diária, não se preocupavam em reconduzi-la de volta ao redil, antes tinham seus olhos voltados apenas para a produção de lã, leite e carne que aquelas ovelhas podiam produzir, e se aquele rebanho fraquejava deixava de produzir, aquele falso pastor abandonaria o rebanho entre e o pregais e iria a busca de outro redil e continuar assim a sua vida de mercenário e matador de ovelhas. (Is 56. 9 - 12; Jr 23. 1 - 4; Ez 34; Zc 11). Porem Jesus mostrava a eles como devia se comportar o verdadeiro pastor, sendo Ele o exemplo. Vejamos a expressão de Davi ao reconhecer a Deus como pastor: “O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará. Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranquilas. Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome. Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam. Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda. Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do SENHOR por longos dias.” (Salmos 23:1-6). No texto de João Jesus, é o pastor conhecido das ovelhas e conhecedor delas a ponto de chama-las pelo nome, bem como do porteiro do redil, em caso de condução ao pasto e fonte para beber o pastor segue a frente do rebanho indicando do caminho de modo que beberão e serão fartas. Mas Jesus faz um alerta quanto aos mercenários, ou seja, os ladrões de ovelhas, ele estão ai para roubar matar e destruir o rebanho de Deus. São falsos pastores e mestre, como os ensinadores da Teologia da Prosperidade que pregando uma doutrina desprovida de base no evangelho de Cristo, o Bom Pastor, dilapidam o rebanho de Deus para satisfação dos seus deleites e prazeres, muitos deles ilícitos e que se constituem em afronta a Deus o dono do rebanho. Sejamos, pois criteriosos no servir a Deus, observando pela palavra de Deus tendo ela como nossa regra de fé e pratica somente assim nos desviaremos dos mercenários e seguiremos a Jesus onde encontraremos a verdadeira prosperidade. Fiquem todos aos cuidados do Bom Pastor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário