quinta-feira, 15 de março de 2012

A verdadeira prosperidade e a ajuda ao próximo


"Meus irmãos, que aproveita se alguém disser que tem fé, e não tiver as obras? Porventura a fé pode salvá-lo? E, se o irmão ou a irmã estiverem nus, e tiverem falta de mantimento quotidiano, E algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquentai-vos, e fartai-vos; e não lhes derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito virá daí? Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma." (Tiago 2:14-17)

O apóstolo Tiago em sua carta universal instruindo a Igreja de Cristo, nós exorta sobre fé e obras e entendemos que as duas coisas estão vinculada, analisando o contexto do Novo Testamento podemos destacar. O próprio Jesus nos deixou o exemplo de dedicação e amor para como o próximo ao entregar a sua vida em resgate dos pecadores, afastados e separados de Deus. Vejamos o que disse Jesus: “O Espírito do Senhor é sobre mim, Pois que me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os quebrantados do coração, A pregar liberdade aos cativos, E restauração da vista aos cegos, A pôr em liberdade os oprimidos, a anunciar o ano aceitável do Senhor. E, cerrando o livro, e tornando-o a dar ao ministro, assentou-se; e os olhos de todos na sinagoga estavam fitos nele. Então começou a dizer-lhes: Hoje se cumpriu esta Escritura em vossos ouvidos.” (Lucas 4:18-21) e em outra oportunidade  ainda ensinou: “ [...], e amarás o teu próximo como a ti mesmo.” (Mateus 19:19) logo concluímos que a atenção e amor para como o nosso próximo, principalmente os que padecem necessidade deve estar acima dos nosso discursos  e  contemplações, e se entranhar  no nosso viver cotidiano, pelas nossas ações e práticas em atendimento as necessidade dos nossos semelhantes. Já o apóstolo João nos exorta assim: “Conhecemos o amor nisto: que ele deu a sua vida por nós, e nós devemos dar a vida pelos irmãos. Quem, pois, tiver bens do mundo, e, vendo o seu irmão necessitado, lhe cerrar as suas entranhas, como estará nele o amor de Deus? Meus filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas por obra e em verdade.” (1 João 3:16-18), e o Tiago por sua vez nos diz: “Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma.” (Tiago 2:17) Portanto meus amados irmãos sigamos pois os ensinos do Mestre, se Deus nos tem dado e estamos abastecidos, vamos também com generosidade e amor repartir com os nossos irmãos necessitados aquilo que Deus nos tem dado, e também destinar da nossa porção algo em doação para o tesouro da casa do Senhor, para que haja mantimento nela em condições de atender os programas de assistência social da igreja aos mais necessitados.  A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja convosco. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário