segunda-feira, 5 de março de 2012

A real prosperidade e as promessas divinas

"Porque serei misericordioso para com suas iniqüidades, E de seus pecados e de suas prevaricações não me lembrarei mais." (Hebreus 8:12)


O escritor aos Hebreus faz lembrar as promessas e as alianças de Deus com povo Hebreu primeiro lá no Éden como os nossos primeiros pais (Gn 3. 15), depois com Noé, ( Gn 6. 13-14) após o dilúvio temos a eleição do povo Hebreu através de Abraão, (Gn 12. 1-3) depois uma renovação do pacto no Isaque (Gn 26. 2-6) e Jacó,(Gn 28. 10-16) depois de 400 anos  de cativeiro egípcio, Deus através de Moises pela lei institui um novo acordo com o povo Hebreu,(Êx 3. 7-14) e este povo continuou a sua trajetória de rebeldia e desobediências a Deus. Deus os leva mais uma vez ao cativeiro e lá na Babilônia eles passaram mais 70 anos retornando a sua terra por intervenção de Deus e pelas mãos de Esdras e Neemias. O que podemos deduzir estudando o contexto histórico deste povo é que Deus sempre cumpriu o que havia ajustado com o povo Hebreu dentro de cada pacto, porém sempre aquele povo deixava de executar sua parte, vindo portando a sofrer as conseqüências dos seus pecados. Mas agora o escritor escrevendo de forma escatológica apresenta Cristo o sacerdote de um novo pacto uma vez que o povo hebreu havia quebrado todos os pactos anteriores. Vejamos: “Não segundo a aliança que fiz com seus pais No dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito; Como não permaneceram naquela minha aliança, Eu para eles não atentei, diz o Senhor. Porque esta é a aliança que depois daqueles dias Farei com a casa de Israel, diz o Senhor; Porei as minhas leis no seu entendimento, E em seu coração as escreverei; E eu lhes serei por Deus, E eles me serão por povo; E não ensinará cada um a seu próximo, Nem cada um ao seu irmão, dizendo: Conhece o Senhor; Porque todos me conhecerão, Desde o menor deles até ao maior. Porque serei misericordioso para com suas iniqüidades, E de seus pecados e de suas prevaricações não me lembrarei mais. Dizendo Nova aliança, envelheceu a primeira. Ora, o que foi tornado velho, e se envelhece, perto está de acabar.” (Hebreus 8:9-13) Entendemos que Deus não rejeitou o povo da sua promessa mas quando Cristo vier para  estabelecer o seu Reino de Gloria entre os homens e salvar o remanescente do povo Hebreu então todos os descendentes de Abraão reconhecerão a Cristo como o Messias, passando a viver uma real prosperidade. Que a graça de Deus esteja com todo o povo de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário