quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

A bênção de Deus sobre José – Quinta feira – 26/01/2012

            "Então José não se podia conter diante de todos os que estavam com ele; e clamou: Fazei sair daqui a todo o homem; e ninguém ficou com ele, quando José se deu a conhecer a seus irmãos. E levantou a sua voz com choro, de maneira que os egípcios o ouviam, e a casa de Faraó o ouviu. E disse José a seus irmãos: Eu sou José; vive ainda meu pai? E seus irmãos não lhe puderam responder, porque estavam pasmados diante da sua face. E disse José a seus irmãos: Peço-vos, chegai-vos a mim. E chegaram-se; então disse ele: Eu sou José vosso irmão, a quem vendestes para o Egito. Agora, pois, não vos entristeçais, nem vos pese aos vossos olhos por me haverdes vendido para cá; porque para conservação da vida, Deus me enviou adiante de vós. Porque já houve dois anos de fome no meio da terra, e ainda restam cinco anos em que não haverá lavoura nem sega. Pelo que Deus me enviou adiante de vós, para conservar vossa sucessão na terra, e para guardar-vos em vida por um grande livramento. Assim não fostes vós que me enviastes para cá, senão Deus, que me tem posto por pai de Faraó, e por senhor de toda a sua casa, e como regente em toda a terra do Egito. Apressai-vos, e subi a meu pai, e dizei-lhe: Assim tem dito o teu filho José: Deus me tem posto por senhor em toda a terra do Egito; desce a mim, e não te demores; E habitarás na terra de Gósen, e estarás perto de mim, tu e os teus filhos, e os filhos dos teus filhos, e as tuas ovelhas, e as tuas vacas, e tudo o que tens. E ali te sustentarei, porque ainda haverá cinco anos de fome, para que não pereças de pobreza, tu e tua casa, e tudo o que tens." Gênesis 45:1-11

            José o filho mais novo de Jacó a quem Deus escolhera para ser instrumento de bênção para os seus irmãos, para a casa de seu pai, para os descendentes de Abraão a nação de Israel e para todas as famílias da terra. Mas ainda jovem for incompreendido pelos seus irmãos por causa de sonhos que Deus lhe dera, os seus irmão insatisfeitos planejaram a sua morte, mas por intervenção divina e apelo de um de seus irmãos foi parar em uma cisterna escura e fria, de lá vendido como escravo a comerciantes midianitas, que o levaram ao Egito, ali comprado por Potifar, chefe da guarda de Faraó, este logo descobriu naquele escravo que a onde ele colocava a mão Deus fazia prosperar, logo se tornou o mordomo chefe da casa de Potifar, onde assediado pala mulher do seu senhor não cedeu à tentação, ela então o acusa de abuso e José vai parar na masmorra, olhando nós para este relato podemos até perguntar mais a onde estar à bênção de Deus na vida de José e de que adiantou tanta fidelidade? E a reposta é simples Deus tem seus planos na vida de cada servo seu. Da masmorra José saiu para ser o governador do Egito e gerenciar a maior crise já enfrentada por aquela nação e seus vizinhos na historia da humanidade, pois foram sete anos de seca sem que a terra produzisse lavoura ou desse seu fruto, e estava ali a providencia de Deus para poupar a nação de Israel e nos trazer a bênção maior Jesus Cristo descendente de Abraão e salvador da humanidade. A Paz do Senhor a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário