quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

A bênção de Deus sobre Jacó – Quarta feira - 25/01/2012


                 “E cresceu o homem em grande maneira, e teve muitos rebanhos, e servas, e servos, e camelos e jumentos.” (Gênesis 30:43)
                 “Assim Deus tirou o gado de vosso pai, e deu-o a mim. E sucedeu que, ao tempo em que o rebanho concebia, eu levantei os meus olhos e vi em sonhos, e eis que os bodes, que cobriam as ovelhas, eram listrados, salpicados e malhados. E disse-me o anjo de Deus em sonhos: Jacó! E eu disse: Eis-me aqui. E disse ele: Levanta agora os teus olhos e vê todos os bodes que cobrem o rebanho, que são listrados, salpicados e malhados; porque tenho visto tudo o que Labão te fez. Eu sou o Deus de Betel, onde tens ungido uma coluna, onde me fizeste um voto; levanta-te agora, sai-te desta terra e torna-te à terra da tua parentela. Então responderam Raquel e Lia e disseram-lhe: Há ainda para nós parte ou herança na casa de nosso pai? Não nos considera ele como estranhas? Pois vendeu-nos, e comeu de todo o nosso dinheiro. Porque toda a riqueza, que Deus tirou de nosso pai, é nossa e de nossos filhos; agora, pois, faze tudo o que Deus te mandou. (Gênesis 31:9-16)

                 Jacó após receber de seu pai Isaque a bênção de primogenitura, depois ter enganado a seu pai com o consentimento de sua mãe Rebeca, o que entendemos é que Deus já havia rejeitado a Esaú uma vez que ele foi negligente com a bênção de Deus, pois vendeu o seu direito a seu irmão por coisa passageira para satisfação de seu ventre: “Então disse Jacó: Vende-me hoje a tua primogenitura. E disse Esaú: Eis que estou a ponto de morrer; para que me servirá a primogenitura? Então disse Jacó: Jura-me hoje. E jurou-lhe e vendeu a sua primogenitura a Jacó. E Jacó deu pão a Esaú e o guisado de lentilhas; e ele comeu, e bebeu, e levantou-se, e saiu. Assim desprezou Esaú a sua primogenitura.” (Gênesis 25:31-34). Então a partir dali Jacó que verdadeiramente almejava receber as bênçãos espirituais prometidas por Deus a Abraão assumiu o lugar o qual Deus já havia lhe reservado, e como tinha acontecido com os seus pais Abraão e Isaque, bastava-lhe a fé e a obediência ao Senhor Deus para que ele e seus descendentes desfrutassem plenamente das promessas de Deus. O que verificamos na vida de Jacó é que durante muitos dias ele usou de sua própria habilidade e esperteza para sobreviver e progredir na terra, pois comprou o direito de primogenitura de seu irmão, enganou a seu pai e recebeu a bênção em lugar de Esaú, foi enganado por seu tio Labão, mais lhe deu o troco tomando-lhe o rebanho. Porem Jacó só veio a ser um homem realmente próspero quando resolveu a ser obediente a Deus e lhe fazer a vontade, e em cumprimento a determinação de Deus deixou a casa de seu sogro e retornou a terra de Canaã, mais precisamente a Betel; "Depois disse Deus a Jacó: Levanta-te, sobe a Betel, e habita ali; e faze ali um altar ao Deus que te apareceu, quando fugiste da face de Esaú teu irmão. Então disse Jacó à sua família, e a todos os que com ele estavam: Tirai os deuses estranhos, que há no meio de vós, e purificai-vos, e mudai as vossas vestes. E levantemo-nos, e subamos a Betel; e ali farei um altar ao Deus que me respondeu no dia da minha angústia, e que foi comigo no caminho que tenho andado. Então deram a Jacó todos os deuses estranhos, que tinham em suas mãos, e as arrecadas que estavam em suas orelhas; e Jacó os escondeu debaixo do carvalho que está junto a Siquém. E partiram; e o terror de Deus foi sobre as cidades que estavam ao redor deles, e não seguiram após os filhos de Jacó. Assim chegou Jacó a Luz, que está na terra de Canaã (esta é Betel), ele e todo o povo que com ele havia. E edificou ali um altar, e chamou aquele lugar El-Betel; porquanto Deus ali se lhe tinha manifestado, quando fugia da face de seu irmão." (Gênesis 35:1-7) Onde Deus renovou com ele as promessas do concerto feito com Abraão e Isaque, seus pais. O Deus de toda a graça continue com as suas mãos estendidas sobre todo o povo de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário