quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Um Pastor de Ovelhas Torna-se Rei – Quarta feira – 21/12/2011


Um Pastor de Ovelhas Torna-se Rei – Quarta feira – 21/12/2011

Então disse o SENHOR a Samuel: Até quando terás dó de Saul, havendo-o eu rejeitado, para que não reine sobre Israel? Enche um chifre de azeite, e vem, enviar-te-ei a Jessé o belemita; porque dentre os seus filhos me tenho provido de um rei. (1 Samuel 16:1)

Davi, um homem segundo o coração de Deus. (Atos 13. 22) Deus o tirou dos campos e de trás dos rebanhos para liderar o povo de Deus. O povo de Israel havia deixado o cativeiro no Egito há alguns anos e viveu durante um bom espaço de tempo sob a liderança dos Juízes e na direção de Deus, porém, o povo solicitou a Deus que lhes desse um rei e Deus mandou Samuel, o sacerdote, ungir a Saul, rei em Israel. Mas Saul foi infiel ao Senhor e até profanou o culto divino, oferecendo sacrifício no altar do Senhor, o que só era permitido aos sacerdotes, pelo que o Senhor Deus rejeitou a Saul, e para seu lugar escolheu um dos filhos de Jessé de Belém de Judá, este era o mais novo e no momento em que o sacerdote chegou a Belém, a casa de Jessé, para ungir um rei ele se encontrava no campo cuidando das ovelhas de seu pai. Observando o contexto do livro de Samuel vamos entende implicitamente que foi no campo, sendo pastor de ovelhas, que Deus com muita intrepidez preparou aquele jovem para assumir aquela importante liderança, se não vejamos. Foi pastoreando ovelhas que ele teve a oportunidade de tomar uma das ovelhas das garras de um leão e o abater com as próprias mãos, o mesmo aconteceu com um urso, creio que foi também durante as horas no campo, enquanto as ovelhas pastavam que Davi dedilhava sua harpa e assim aprendeu a tocá-la como poucos e também foi nestes momentos que ele exercitou a meditação no Deus vivo e verdadeiro e merecedor de todo louvor e que o espiraria a compor os mais belos hinos de louvor a Deus, a maioria dos Louvores que compõe o livro do Salmos foram escritos por Davi, este homem esperou cerca de quarenta anos, depois de ungido Rei de Israel para assumir o trono. Durante este tempo, enfrentou e derrotou gigante, dedilhou sua harpa para afugentar o espírito maligno que atormentava o Rei Saul, foi escudeiro de Saul, venceu muitas batalhas durante o governo de Saul, o próprio Saul por inveja tornou-se seu inimigo e procurava oportunidade para matá-lo, porém Davi como exemplo de líder integro, não cedeu à tentação, pois teve oportunidade de matar a Saul, mas com muita humildade e temor a Deus disse: Sucedeu, porém, que depois o coração doeu a Davi, por ter cortado a orla do manto de Saul. E disse aos seus homens: O SENHOR me guarde de que eu faça tal coisa ao meu senhor, ao ungido do SENHOR, estendendo eu a minha mão contra ele; pois é o ungido do SENHOR. (1 Samuel 24:5-6). Mas uma vez se vê as qualidades de um grande líder na vida de Davi, solícito a aprender, como pastor de ovelhas, valente para enfrentar os obstáculos, desde animais selvagens com o intuito de defender as ovelhas de seu pai, até um gigante que desafiava a sua nação, humilde a ponto de tanger o seu instrumento para alivio de um Rei já rejeitado por Deus, ele sendo o ungido sucessor, confiante na providência divina, pelo que esperou em Deus, até Saul ser removido do trono, para só então assumir aquele que era o seu lugar. É certo que Davi também teve seus pecados e que desagradou a Deus, mas também encontramos mais uma qualidade de um líder, diante de Deus e de seus liderados: o reconhecimento do erro, o arrependimento, a tristeza pelo pecado cometido e o pedido de Perdão a Deus. “Tem misericórdia de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; apaga as minhas transgressões, segundo a multidão das tuas misericórdias. Lava-me completamente da minha iniquidade, e purifica-me do meu pecado. Porque eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim. Contra ti, contra ti somente pequei, e fiz o que é mal à tua vista, para que sejas justificado quando falares, e puro quando julgares. Eis que em iniquidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe. Eis que amas a verdade no íntimo, e no oculto me fazes conhecer a sabedoria. Purifica-me com hissope, e ficarei puro; lava-me, e ficarei mais branco do que a neve. Faze-me ouvir júbilo e alegria, para que gozem os ossos que tu quebraste. Esconde a tua face dos meus pecados, e apaga todas as minhas iniqüidades. Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto. Não me lances fora da tua presença, e não retires de mim o teu Espírito Santo. Torna a dar-me a alegria da tua salvação, e sustém-me com um espírito voluntário. Então ensinarei aos transgressores os teus caminhos, e os pecadores a ti se converterão. Livra-me dos crimes de sangue, ó Deus, Deus da minha salvação, e a minha língua louvará altamente a tua justiça. (Salmos 51:1-14). Diante de tudo isso, louvemos a Deus por ter nos deixado o exemplo do líder Davi, para que hoje pudéssemos aprender com a sua vida. A Benção e a Paz do nosso Senhor Jesus Cristo seja sobre todos nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário