A Proibição do “Julgo Desigual” –
Quarta Feira – 14/12/2011
“Não vos prendais a um jugo
desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E
que comunhão tem a luz com as trevas?” (2 Co 6.14)
Ensinando
aos crentes da igreja de Corinto o apóstolo Paulo em sua segunda carta, já no crepúsculo
desta, fala aqueles irmãos sobre santidade. Inicia o sexto versículo destacando
o amor fraternal existente eles e deixa implícito que o ensino endereçado a eles
tem por principio este afeto, o que deixava o apóstolo a vontade, como se
estivesse exortando a filhos. E a primeira recomendação é: “Não vos prendais a um jugo desigual com os
infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão
tem a luz com as trevas?” (2 Co 6.14) Quando o apóstolo recomenda aos
crentes que não se prenda a um julgo desigual, ele refere-se a toda sorte de
sociedade de crente com o ímpio, onde este compromisso implique em que o
cristão venha a compartilhar ou tolerar as iniqüidade e injustiças dos ímpios.
Vejamos um crente que assume um enlace matrimonial como um descrente, um crente
que assume compromissos políticos com um candidato ímpio, uma igreja que assume
vínculos ecumênicos com seitas, crentes sócios de entidades secretas, cristão associados
com corruptos, bandidos, falsários e etc., crente dando suporte a entidade que
são contrarias a fé cristã, e etc., são exemplos de como o crente em Cristo
pode se submeter a um julgo desigual. Nestes casos sempre o povo de Deus teve
grande prejuízo, vamos citar aqui três casos (1) O Povo de Deus ao entrar na
terra de Canaã fez um pacto com os gibeonitas, quando Deus havia mando destruir
todos os povos daquelas terras, isto logo trouxe uma murmuração dos filhos de
Israel contra seus príncipes e os gibeonitas foram uma maldição no meio do
povo, e tornara-se carregadores de água e rachadores de lenha, e serviram de
pedra de tropeço para o povo de Israel. (2) Salomão que assumiu enlace
matrimonial com muitas estrangeiras e adoradoras de deus pagãos de suas nações e
Salomão para lhes fazer as vontades permitiu que elas adorassem seus deuses no
meio do povo o que corrompeu ao Rei como também o povo de Deus. (3) Nos dias de
Neemias vamos encontrar uma miscigenação muito grande entre os remanescentes do
cativeiro babilônico, onde os príncipes do povo, sacerdotes, levitas e o povo
em geral, tinha se misturado com as mulheres estrangeiras, a ponto de Neemias
contender com alguns deles que insistia na pratica vejamos: Vi também naqueles dias judeus que tinham
casado com mulheres asdoditas, amonitas e moabitas. E seus filhos falavam meio
asdodita, e não podiam falar judaico, senão segundo a língua de cada povo. E
contendi com eles, e os amaldiçoei e espanquei alguns deles, e lhes arranquei
os cabelos, e os fiz jurar por Deus, dizendo: Não dareis mais vossas filhas a
seus filhos, e não tomareis mais suas filhas, nem para vossos filhos nem para
vós mesmos. (Ne 13. 23-25), fiquemos, pois com a exortação do apóstolo
Paulo, e não vamos permitir que as nossas amizade e os nossos compromissos
venham comprometer a nossa vida espiritual, e manchar a nossa reputação como
cristão e servo do Deus Altíssimo, recebendo assim a reprovação de nossos atos,
tanto por Deus com por todos que nos cerca. Louvado seja o nosso Deus.
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