quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Rejeitado o Apego ao Dinheiro – Sexta feira – 02/12/2011


Rejeitado o Apego ao Dinheiro – Sexta feira – 02/12/2011

“Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores.”
(1 Tm 6. 10)

Desde os dias bíblicos, prevalecia entre os religiosos e o povo em geral a ideia de que a riqueza era sinal da benção de Deus sobre a vida dos homens, e a pobreza era sempre atribuída à falta de fé e desobediência a Deus e sinalizava a maldição sobre os que viviam nesta condição, esta idéia ainda hoje é muito marcante em meio a igreja, principalmente entre os adepto da doutrina da prosperidade e do triunfalismo. Jesus instruindo a um jovem que possuía riquezas sobre como alcançar a salvação afirma: E, vendo Jesus que ele ficara muito triste, disse: “Quão dificilmente entrarão no reino de Deus os que têm riquezas! Porque é mais fácil entrar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus.” (Lc 18. 24-25).
 Não que possuir riquezas seja pecado ou quem as possui esteja irremediavelmente perdido, até porque a Bíblia mostra homens que possuíam riquezas, porém eram fieis ao Senhor tais como, Abraão, Davi, Salomão, José de Arimatéia entre outros, agora o homem possuir riquezas e colocar a sua fé e confiança apenas nos bens matérias ai está o mal, então este homem recai nos casos reprovados pela Bíblia Sagrada, temos até aqueles que dizem “Eu tenho fé em Deus que vou ganhar muito dinheiro e ficarei rico” logo a sua fé está na aquisição de bens materiais para satisfazer seus deleites e não na providencia divina em suprir as suas necessidades. Para os tais temos a recomendação de Cristo: Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam; mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam. Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração. (Mt 6. 19-21) O Apostolo Paulo escrevendo a Timóteo agora faz uma advertência quanto àqueles que têm avidez por acumular bens materiais e observamos que aqueles que as possuem geralmente, oprime os pobres, gastam para a ostentação, confiam nas próprias riquezas, desprezam a providencia divina e são avarentos. É por todas estas coisas que o apostolo diz: Mas os que querem ser ricos caem em tentação, e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína. Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores. (1 Tm 6.9-10). E aqui afirmamos que nem a pobreza e nem a riqueza são sinais de benção ou de maldição na vida de qualquer pessoa, mas temos a obrigação de dizer que Deus mantém a sua mão estendida sobre aqueles que confiam na providencia divina para o suprimento de todas as suas necessidades e que se possuir alguns bens estes servirão para louvor e honra de Deus, dono de todas as coisas. Louvado seja Deus provedor de bênçãos tanto a ricos quanto aos pobres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário