terça-feira, 2 de abril de 2013

(Gn 2. 18) NÃO É BOM QUE O HOMEM VIVA SÓ




“E disse o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei um ajudadora idônea para ele.” (Gn 2. 18)

Neste segundo trimestre na nossa Escola Bíblica Dominical vamos estudar uma lição sobre a família, vejamos o que escreveu o comentarista da lição na introdução da primeira lição que tem como tema: “Família, Criação de Deus. A família é a mais importante instituição criada por Deus para a sociedade. Neste trimestre teremos a oportunidade ímpar de tratar alguns temas que são extremante relevante para que tenhamos uma vida familiar bem- sucedida.” O texto bíblico em tela enfatiza o propósito divino ao instituir a família, esta teve origem lá no Éden logo após a criação do homem, e podemos observar pelo contexto sagrado que durante a criação até o dia em que Deus fez o homem, tudo que havia sido criado, e Deus contemplaria a sua criação, sempre o criador atestava que o que foi criado era bom, “... e viu Deus que era bom.” (Gn 1. 10, 12, 18, 21, 25, 31), porém logo após a criação do homem nos vamos encontra a seguinte expressão e por uma afirmativa de Deus o criador, “Não é bom que homem esteja só;” (Gn 2. 18), logo todas as coisas estavam criadas e eram elas muito boas, mas entre a criação havia uma necessidade a ser suprida da qual Deus afirma que daquela maneira não estava boa e em perfeita harmonia, pois afirma a escritura para embora o homem estivesse rodeado de outro seres criado, e que ele dominasse toda a criação e fosse o líder entre as criaturas, para o homem não se achou uma companhia que lhe auxiliasse e que estivesse a altura do homem, o ser que era a primazia da  criação de Deus.
Deus decide pela criação de um novo ser a partir do homem este lhe faria companhia, e estaria ao seu lado como um ser idôneo e que auxiliaria o homem no governo de toda a criação de Deus, portanto Deus tira da própria carne do homem uma das suas costelas e lhe produz uma mulher, ser este com a capacidade de procriação e maternidade a mulher, resolvendo de vez por todas o problema de solidão do homem, a partir de então seriam os dois homem e mulher constituídos em família (Gn 2. 24), com a capacidade de reproduzirem, terem filhos formando então a primeira família. Portanto a família instituída por Deus é uma família constituída por um casal heterossexual com a capacidade de reprodução e criação de filhos, toda e qualquer núcleo humano formado na sociedade com o objetivo de união conjugal que não seja regido por tal principio não pode ser tratado por uma família, e esta célula não tem sobre ela as benção divinas dispensadas por Deus a famílias (Sl 128. 1 3). São instituições humanas, que só tem um compromisso de atender o ser humano em seus deleites e prazeres mundanos, sem a menor responsabilidade como valores morais e espirituais revelados pela Palavra de Deus.
Portanto o propósito divino ao instituir a família era: 1. Evitar a solidão, o homem foi criado um ser para viver em família. 2. Promover o bem- estar social do homem recém-criado, sendo um ser criado para viver em comunidade não poderia viver completamente realizado e habitar em sociedade vivendo só em meio à criação uma vez que para o homem não se achava uma auxiliar. A família é a célula mãe da sociedade. 3. Proporcionar o bem-estar emocional, marido e mulher quando ajuntados dentro do propósito divino de formação de um lar, eles se completam, se ajudam mutuamente, impulsionado pelo amor conjugal. 4. Multiplicação da espécie, somente um homem e uma mulher juntos e ligados um ao outro pelo vinculo do amor conjugal e referendado pelo mandamento divino tem condições de produzir filhos, criá-los dentro do temor a Deus e fazê-los bons cidadãos para sociedade e para servir a Deus. Amém!!

Referências bibliográficas:

RENOVATO, Elinaldo. A Família Cristã no Século XXI. Lições Bíblicas, 2º Trim. 2013. CPAD. Rio de Janeiro.  2012.
RENOVATO, Elinaldo. A Família Cristã e os Ataques do Inimigo. 1ª edição. CPAD. Rio de Janeiro.  2012.
PEARLMAN, Myer; Tradução de OLSON, N. Laurence. Conhecendo as doutrinas da Bíblia. Emprevan Editora. Rio de Janeiro. 1968.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Novo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Antigo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.
FERREIRA, Franklin. Teologia Sistemática: Uma análise histórica, bíblica e apologética para o contexto atual. Editora Vida Nova. São Paulo. 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário