sábado, 14 de setembro de 2013

LIÇÃO 11 – 3 Trim. 2013 – UMA VIDA CRISTÃ EQUILIBRADA




Texto Áureo

Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensais (Fp 4. 8)

Verdade Prática

A fim de termos uma vida cristã equilibrada e frutífera, precisamos ocupar a nossa mente com tudo que é agradável a Deus.


INTRODUÇÃO

Estudaremos nesta lição:

1.        Virtudes que devem acompanhar a vida daqueles que tiveram suas vidas transformadas pelo Evangelho de Cristo, virtudes que produz mudança no pensamento e ações dos salvos por Cristo.
2.        O que deve ocupar a mente do salvo em Cristo? Os conceitos éticos e bíblicos de verdade, honestidade, justiça, pureza, amor e boa fama, para um viver irrepreensível diante de Deus e dos homens.
3.     O apóstolo Paulo como um referencial, um exemplo de ministro, uma conduta a ser imitada, pela sua fidelidade no servir a Cristo e a sua Igreja.

I – A EXCELÊNCIA DA MENTE CRISTÃ

1. Nossos pensamentos.

·       Como salvos em Cristo: Quais coisas estão a ocupar a sua mente? O que tem ocupado a nossa mente no mundo de hoje?
·         Mentes sem Deus se ocupam de futilidades, e obras da carne;
·         Estamos diante de uma geração, egoísta, consumista, materialista, que só pensa em levar vantagem.
·       Comportamentos que aproximam o crente do mundo nos distanciam das coisas que vem do alto (1 Jo 2. 15; Tg 4. 4).
·         “Seja isso o que ocupe o vosso pensamento” (Fp 4. 8)
·         A salvação (regeneração) produz mudança continuada na nossa forma de agir e pensar;
·         Precisamos ter a mente de Cristo. 1 Co 2. 16)
               
2. Pensando nas coisas eternas.

·         Da inclinação maligna do homem, brota os seus maus pensamento!!!
·         Pensar nas coisas que são de cima (Rm 12. 2; Cl 3. 1, 2);
·         Coisas boas descem de cima do Pai das Luzes (Tg 1. 17) ;
·         Isto sugere uma vida espiritual equilibrada, conjugando mente e coração a partir de valores espirituais na vida terrena (Jo 17. 15-18; 1 Co 5. 9, 10);
·         Devemos ocupar a nossa mente com a palavra de Deus, e com os princípios eternos do reino de Deus (2 Co 2. 16; 1 Ts 5. 23).

3. Agindo sabiamente.

·         O mundo estar dominado por ideologias contrarias a palavra de Deus e ao evangelho de Cristo (Ef 2. 2) ;
·         Mas Cristo nos enviou a esse mundo para sermos testemunhas de suas verdades eternas (Jo 17. 18; Mt 28. 19);
·         Pregando com sabedoria que vem do alto, a mensagem da cruz, para a salvação do homem (1 Co 2. 13; Cl 1. 28);
·         Como “Luz do mundo” e “Sal da terra” (Mt 5. 13, 14), luz na mente, e fogo no coração.

II – O QUE DEVE OCUPAR A MENTE DO CRISTÃO (Fp 4. 8)

1. “Tudo e que é verdadeiro e honesto”.

·         Qual o nosso conceito para com a mentira, ou até mesmo para com a meia verdade? (Jo 8. 44; Sl 52. 3; Ap 22. 15);
·         Tudo o que é verdadeiro, fala da coisa reta, do autentico, de algo que pode ser comprovado, sem emendas e ou ressalvas (Mt 5. 37);
·         Tudo o que é honesto, o apóstolo nos exorta uma conduta transparente compatível com alguém que anda na luz do dia (Rm 13. 13);
·         O mundo não pode ver no cristão; comportamentos contrários aos conceitos éticos e bíblicos de verdade e honestidade;
·         O salvo em Cristo tem compromisso com a verdade, não mente e não calunia seu irmão.

2. “Tudo o que é justo”.

·         Para o salvo, as coisas são justas quando obedecem aos padrões de justiça divina;
·         A justiça divina deve reger o nosso comportamento moral em relação a Deus e ao nosso próximo;
·         O salvo deve pautar sua conduta na defesa de tudo o que é justo, (Mt 5. 6) e apondo-se a injustiça e a opressão.

3. “Tudo o que é puro e amável”.

·         “Tudo o que é puro”, sugere inocência, singeleza, sinceridade, não contaminado, não poluído;
·         No “ser puro” Paulo defendia: que as palavras, as ações, e os pensamentos, dos filipenses fossem francos e sinceros;
·         Só pelo domínio do Espirito Santo o salvo tem a garantia de uma limpeza continua de seu coração e de sua mente.
·         “Tudo o que é amável” é aquilo que edifica os relacionamentos entre irmãos.

3. “Tudo o que é de boa fama”.

·         Como os que estão a tua volta, os que convivem contigo podem afirmar a respeito do teu comportamento de cristão?
·         Boa fama (bom nome) é tudo que é digno de louvor, de elogio e graça;
·         E tudo isto esta ligado ao cuidado que o salvo deve ter com as palavras e ações no seu dia a dia.
·         Refere-se ao que a pessoa é, pois possuir um bom nome é o mesmo que ter um bom caráter.


III – A CONDUTA DE PAULO COMO MODELO (Fp 4. 9)

1. Paulo uma vida a ser imitada.

·     Paulo utilizou os verbos: aprender, receber, ouvir, ver e fazer, todos denotando ação, mostrando aos filipenses que eles poderiam viver as virtudes da palavra de Deus;
·       O apóstolo mais uma vez assume um papel referencial a ser imitado (Fp 3. 17; 1 Co 4. 16), não por presunção ou infalibilidade, mas por fidelidade a Cristo (1 Co 11. 1; Ef 5. 1; Hb 6. 12)
·         Os filipenses, assim como nós outros devemos ser uma carta aberta e exposta a quem quiser vê-la;
·         Eles deveriam ser um modelo tanto aos crentes como aos descrentes (1 Ts 1. 6; Mt 5. 20)

2. Paulo, exemplo de ministro.

·     Paulo convocou os obreiros a seguirem uma verdade pastoral: Todo ministro de Deus deve ser transparente (1 Tm 3. 1, 2; Tt 1. 7).
·        Deus nos deu a graça salvadora, e nos chamou a sermos fiéis de vida irrepreensível;
·      Igualmente chamou os ministros para administrar o rebanho de Deus com lisura, amor e muita boa vontade (1 Pe 5. 2, 3)
·       Qualidades indispensáveis aos líderes cristãos nos dias de hoje.

3. O Deus de paz.

·         “E o Deus de paz será convosco” para tanto devemos buscar um comportamento segundo o descrito em: (Fp. 4. 8);
·         A presença do “Deus de paz” garante segurança inabalável para aqueles que confiam no seu nome (Fp 4. 7);
·         Experimentemos, pois a constante e doce presença do “Deus de paz”, ele nos guarda, protege, nos da graça para um viver irrepreensível diante dele.

CONCLUSÃO

O segredo para uma vida cristã saudável e equilibrada é o guardar a nossa mente e coração do que é vil, pernicioso, egocêntrico e imoral, alimentando assim o nosso pensamento e proceder com as coisas que vem do Alto, pois embora a verdade, a honestidade, a justiça, o amor, e a boa fama, pareçam distante para a sociedade em que vivemos hoje, para, Deus, o Justo, são estes valores e virtudes que dão legitimidade aos que se dizem representantes do seu Reino.

                                                                                      



LIÇÃO 11 – 3 Trim. 2013 – UMA VIDA CRISTÃ EQUILIBRADA - EXERCÍCIOS

Nome:

Assinale verdadeiro ou falso:

1 A experiência da salvação em Cristo, produz no homem uma mudança continua na sua forma de agir e pensar.
(  ) Verdadeiro                                                                    (   ) Falso

2 Paulo não exortou os filipenses a pensar nas coisas que são de cima, isto é que vem de Deus.
(  ) Verdadeiro                                                                    (   ) Falso

3 De acordo com o Comentário Bíblico Pentecostal (CPAD), as “coisas que são ‘justas’ obedecem aos padrões de justiça de Deus”.
(  ) Verdadeiro                                                                   (   ) Falso

4 Paulo não ensinou como uma verdade pastoral: Todo ministro de Deus deve ser transparente.
(  ) Verdadeiro                                                                    (   ) Falso

5 “De boa fama” é tudo aquilo que é digno de louvor, de elogio e graça.
(  ) Verdadeiro                                                                    (   ) Falso

Responda:

6 Como o comentarista destacou na lição o proceder do cristão ao atender o chamado de Deus para fazer a sua obra de Mt 28. 19.


7 Faça um breve comentário sobre Fp 4. 8, destacando as virtudes essenciais ao equilíbrio da vida cristã ali contidas.



Acesse: www.ebdalunosemestres.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário