sábado, 25 de julho de 2015

Pastores e Diáconos

Lição 04

Pastores e Diáconos



Texto Áureo

“Convém, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma mulher, vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar” (I Tm 3. 2).

Verdade Prática

Os pastores e os diáconos são lideres escolhidos por Deus, através do ministério, para cuidarem do serviço cristão na igreja local.

Reflexão:

Pastor, quando ouvimos esta palavra logo nos vem à mente um homem com a responsabilidade de cuidar de um rebanho, e neste cuidado estamos falado de: prover de alimentação e saciar a sede, manter a saúde, proteger de predadores, promover a união e abrigar das intempéries do tempo. Sabedor de que o rebanho não é propriedade do Pastor, ele apenas cuida de ovelhas de seu Senhor que é Cristo, diante disto é necessário que este pastor seja ajudado por outros pastores e auxiliares nesta tarefa tão árdua e sublime que é cuidar do rebanho de Deus, é ai que entra uma das funções relevante no serviço da igreja local, o diácono, este tem a função e qualificações definida deste a igreja primitiva. Vejamos o texto: “Ora, naqueles dias, crescendo o número dos discípulos, houve uma murmuração dos gregos contra os hebreus, porque as suas viúvas eram desprezadas no ministério cotidiano. E os doze, convocando a multidão dos discípulos, disseram: Não é razoável que nós deixemos a palavra de Deus e sirvamos às mesas. Escolhei, pois, irmãos, dentre vós, sete homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais constituamos sobre este importante negócio. Mas nós perseveraremos na oração e no ministério da palavra. E este parecer contentou a toda a multidão, e elegeram Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo, e Filipe, e Prócoro, e Nicanor, e Timão, e Parmenas e Nicolau, prosélito de Antioquia; E os apresentaram ante os apóstolos, e estes, orando, lhes impuseram as mãos. E crescia a palavra de Deus, e em Jerusalém se multiplicava muito o número dos discípulos, e grande parte dos sacerdotes obedecia à fé.” (At 6. 1-7).

Objetivos da lição de Hoje

Geral:

Promover a conscientização de que o pastorado e a diaconia são ministérios dados por Deus.

Específicos:

I Tratar com respeito o episcopado.
II Apresentar as qualificações de um líder.
III Refletir a respeito do diaconato.
IV Conscientizar-se de que o serviço é a razão de ser do ministério.

Reflexão:

Diácono, pessoa que ajudava nos trabalhos de administração da Igreja e cuidava dos pobres, das viúvas e dos necessitados em geral, diácono também pregava o evangelho e ensinava a doutrina cristã. (At 6. 1-8; 1 Tm 3. 8-13) (KASCHEL, Warner & ZIMMER, Rudi. Dicionário da Bíblia de Almeida. Sociedade Bíblica do Brasil. 2ª Edição. São Paulo. 2005.).
Diácono, Sua forma verbal (diakonein) significava “servir” particularmente “servir as mesas”. Tem a conotação de um serviço pessoal, intimamente relacionado com o servir com amor. Para os gregos, o serviço era raramente dignificado; o desenvolvimento próprio deveria ser a meta de uma pessoa ao invés da humilhação própria. O judaísmo conserva uma visão diferente sobre serviço. Isto esta exemplificado no primeiro mandamento: “Amaras o teu próximo como a ti mesmo” (Lv 19. 18; cf Mc 12. 31). Foi isso que o nosso Senhor nos ensinou quando lavou os pés dos seus discípulos, acrescentando: “Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também” (Jo 13. 15). (Dicionário Bíblico de Wycliffe. CPAD. Rio de Janeiro. 2013).


Introdução.

  • No capítulo terceiro da primeira carta a Timóteo Paulo vai nos instruir a respeito da função e oficio do Pastor ou Bispo.
  •  Pastorear não é profissão, mas um ministério dado por Deus, cuja função principal é cuidar das ovelhas do Senhor.
  •  A função do Diácono como auxiliar do Pastor no cuidado com o rebanho e no servir a igreja local.
  • Estudaremos sobre pastorado e diaconato duas funções de extrema importância para o crescimento do Reino de Deus.

Ponto Central

Deus vocaciona e separa homens para o diaconato e para o ministério pastoral.

Reflexão:

“A palavra grega para bispo no capítulo três de 1º Timóteo é episkopos. Esta mesma palavra é utilizada como sinônimo de presbítero e ancião. Paulo mostra que aqueles que desejam o episcopado, excelente obra desejam. Porém, logo a seguir ele apresenta as qualificações morais e espirituais que este ministério exige. Paulo relaciona quinze qualificações que podem ser vista dos versículos 2 a 7 do capitulo três. Estas qualificações não são obtidas nos seminários ou nos bancos das universidades, mas são resultados de um caráter transformado e regenerado pelo Senhor Jesus. O líder é alguém que influencia pessoas, por isso, precisa ser o exemplo. É necessário que ele tenha uma vida ilibada e esteja disposto a servir, pois ser líder é acima de tudo ser servo”.

I – Quem deseja o episcopado.

1. “Excelente obra deseja”.

  • Quem deseja ser pastor, aspira uma excelente obra.
  • Porém ser pastor não é profissão.
  • Não é trampolim para a ascensão social ou econômica.
  • Ser pastor é, vocação e separação divina para o ministério de cuidar do rebanho de Deus.

2. A chamada.

  • Ministério pastoral, uma escolha e chamada de Deus.
  • Muitos hoje têm sido escolhidos e apresentados apenas por homens.
  •  Paulo foi escolhido desde o ventre materno (Gl 1. 15).
  • Jeremias também foi vocacionado como profeta desde o nascimento (Jr 1. 5).
  • Que é chamado por Deus tem convicção da chamada e apresenta um perfil que agrada a Deus.

3. O Preparo.

  • A chamada é divina, mas o preparo é humano.
  • O Pastor necessita de conhecimento bíblico, preparo teológico, e habilidades ministeriais para bom desempenho a frente à obra de Deus.
  • É um preparo que se dar não só no seminário teológico, mas também durante todo a sua jornada cristã.
  •  Os apóstolos foram todos chamados, mas só enviados depois de aprendizado com o Mestre (Mc 6. 7; Mt 10. 16; Lc 10. 1).
  • Paulo conhecia da lei, foi instruído por Gamaliel, mas esteve por três anos na Arábia se preparando para o ministério junto aos gentios (Gl 1. 17, 18).
  • Paulo foi enviado pelo Espírito Santo (At 13. 4).

Reflexão:

O ministério pastoral vem de Deus, É ele que escolhe. Muitos são escolhidos e separados apenas pelos homens, mas não por Deus.

Síntese do Tópico I

Almejar o episcopado é aspirar uma obra excelente.

II Qualificações e Atribuições dos Pastores e Diáconos (1 Tm 3. 1-13).  

1. Atribuições dos pastores (vv. 1-7).

  • Os pastore necessitam conhecer as atribuições e qualificações exigidas para função.
  • É responsabilidade de o Líder verificar no aspirante a “pastor, diácono e etc.” a satisfação de tais qualificações.
  • É atribuição da igreja local, referendar e aprovar apenas aqueles indicados que tenham as devidas qualificações.

2. Qualificações espirituais e ministeriais.

  • Ter uma vida irrepreensível (v. 2), ou seja, uma vida santa, ilibada, que não pese sobre ele acusação ou culpa alguma.
  • Estar “apto para ensinar” (v.2).
  • Ter bom testemunho diante da igreja e dos descrentes (v. 7).
  • Não ser neófito, inexperiente (v. 6).

3. Qualificações familiares.

  • Ser casado, marido de uma mulher, com uma vida conjugal saudável (v. 2).
  • Amar a sua esposa “como Cristo amou a Igreja e a si mesmo se entregou por ela (Ef 5. 25)”.
  • Governar bem a sua casa, com filhos crentes e de bom testemunho.
  • Que cuide bem de sua família, pois se não cuida bem do seu próprio rebanho, como cuidará do rebanho do Senhor.

4. Qualificações morais.

  • Ser honesto, sincero, verdadeiro (v. 2).
  • Hospitaleiro, ou acolhedor, que saiba tratar bem as pessoas (v. 2).
  • Não dado ao vinho, não faz uso de bebida alcoólica, ou usuário de drogas licitas ou ilícitas (v. 3).
  • Não espancador, ou seja, não violento, agressivo (v.3; Gl 5. 22).
  • Não cobiçoso nem ganancioso (v. 3), ou seja, não avarento, não amante das riquezas e não cobiçoso de torpe ganancia, sem amor pelo dinheiro.
  • Simples, moderado (v. 3).
  • Não contencioso, ou seja, não dado a contendas, brigas e ou intrigas (v. 3; 2 Tm 2. 24).
  • Não avarento (v.3; 6. 10), ou seja, não amante das riquezas e não cobiçoso de torpe ganancia, sem amor pelo dinheiro.
  • Hoje já encontramos igreja e pastores que desprezam tais qualificações na hora se separar pessoas ao serviço pastoral.

Reflexão:

O pastor deve amar sua esposa “como Cristo amou a Igreja e a si mesmo se entregou por ela”.

Síntese do Tópico II

A Palavra de Deus mostra as qualificações que os que almejam o diaconato e o pastorado precisam ter.

III O Diaconato (1 Tm 3. 8-13).

1. Os diáconos.

  • Diácono “aquele que serve”, é a pessoa que como o pastor foi escolhido por Deus para servi á Igreja do Senhor.
  •  O oficio de diácono é importante e deve ser valorizado dentro da igreja local (At. 6. 1-7).
  • Temos apresentado e aprovado para esta função, novos convertidos e inexperientes, fugindo assim o padrão bíblico do Novo Testamento.

2. Chamados para servir.

  • Os que almejam o diaconato necessitam ter o desejo de servir a Deus e aos irmãos.
  •  Há muitos que querem ser servidos, e poucos que se dispõe a servir.
  • Neste caso precisamos seguir o exemplo de Jesus, que veio para servi e não para ser servido (Mt 20. 28; Mc 10. 45).

3. Qualificações.

  • Paulo apresenta uma serie de qualificações necessárias a serem apresentadas por aquele que aspiram ao diaconato (vv. 8-13).
  •  São qualificações semelhantes às exigidas aos candidatos ao episcopado (pastores).
  •  Você tem tais qualificações. O ministério cristão é algo muito serio.

Reflexão:

Assim como os pastores, aqueles que almejam o diaconato precisam ter o desejo de servir a Deus e aos irmãos.

Síntese do Tópico III

Cabe ao diácono servir a Igreja do Senhor.

IV Serviço – Razão de ser do Ministério.

1. O exemplo do Mestre.

  • Jesus despojou-se temporariamente de sua gloria plena (Jo 17. 14; Fp 2. 5-10).
  • Jesus assumiu a condição de servo, e mais que isso assumiu a forma de escravo (Fp 2. 6-8).
  •  Jesus lavou os pês dos discípulos, nos dando um exemplo importante.
  • Sendo Ele o Senhor e Salvador deu provas de que se comportava como servo (Jo 13. 4,5).

2. Exemplo de Paulo.

  • Paulo após o encontro com Cristo torna-se um autentico servo de Cristo e de sua Igreja, sendo fiel e não medindo esforços para cumprir a missão de servir a Igreja.
  •  Hoje temos falsos pastores que usa de fraude, e se aproveitam da fé dos crentes para obter ganhos sociais e financeiros.
  • Mais uma das recomendações apostólicas (Paulo e Pedro) é que tais obreiros sejam “não cobiçosos de torpe ganância” (1 Tm 3. 3; 1 Pe 5.2)

3. Exemplo de Timóteo.

  • Timóteo era um pastor exemplar, e demostrou ter um caráter imaculado.
  • Na sua formação moral e espiritual vamos contar com a participação importante de sua mãe Eunice e de sua avó Loide.
  •  Cuidou com zelo do rebanho de Senhor confiado a ele em Éfeso, enfrentado com coragem e serenidade os falsos mestres.
  • O Líder de uma Igreja precisa ser corajoso e plenamente comprometido com Jesus Cristo.
  • Timóteo também demostrou não buscar a gloria para si, um exemplo a ser seguido por muitos obreiros hoje.

Síntese do Tópico III

A razão de ser do ministério pastoral e do diaconato é o serviço a Deus.

Conclusão da aula.

Os pastores e diáconos são obreiros, instituídos pelo Senhor, para auxiliar os servos de Deus. Não importa a função que você exerça na Igreja de Cristo, seja você um pastor ou diácono, o importante é que “todos sejam um” para a gloria de Deus (Jo 17. 21), sabendo que para Ele todo serviço tem sua importância e valor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário