Esboços das Lições




“Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho.” (Sl 119. 105)

Fundamentada na palavra de Deus, a família caminha em bases solidas, uma vez que Deus ao instituir o casamento, a partir do primeiro casal (Gn 2. 23-25), Adão e Eva, tinha como premissa a formação de um lar onde habitasse o amor e harmonia, e houvesse condições propícias a criação e educação de filhos. O próprio Deus construiu um lugar perfeito para abrigar o primeiro casal e seus descendentes, o Éden se constituía em um ambiente especial o qual acolhia, dava proteção e provisão ao lar recém-formado no jardim nossos primeiros pais tinham tudo de que necessitavam para desfrutar de uma vida saudável de feliz. (Gn 1. 29).
Naquele paraíso o homem vivia em perfeita harmonia com o seu criador, que todos os dias ao entardecer vinha ao jardim para conversar com o casal (Gn 3. 8), portanto entendemos que o bem estar do casal naquele paraíso criado pelo Senhor Deus, dependia apenas da obediência do primeiro casal aos mandamento divinos (Gn 2. 15-17), que neste texto entendemos como obediência a Palavra de Deus, porém o primeiro casal, certo dia deu ouvidos e cedeu as tentações malignas desobedecendo a Deus e os seu mandamento, vindo daí a queda e a ruína sobre toda a raça humana. Portanto se o homem tivesse dado a devida credibilidade às palavras de Deus, e permanecido em obediência a determinação divina, até hoje viveria em harmonia com o seu criador desfrutando dos beneficio de sua Augusta presença. Vindo a queda, surge então à necessidade de redenção, esta já foi decretada ainda no Éden quando Deus sentenciou: “E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.” (Gn 3. 15)
Foi através do comprimento desta de demais profecias bíblicas pelas quais o Senhor Deus resgatou o homem da sua condição de perdido e distanciado de Deus, para a condição de redimido e comprado pelo sangue de Cristo no calvário, e é pelo conhecimento da Palavra de Deus que o homem chega a refazer o caminho de volta ao seu criador. Daí o salmista afirmar, “Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho.” (Sl 119. 105). Uma vez que sem o sacrifício de Cristo, e sua ressurreição e conhecimento de sua palavra, todas as famílias da terra estariam fadadas a perdição eterna. Amém!!

Referências bibliográficas:

RENOVATO, Elinaldo. A Família Cristã no Século XXI. Lições Bíblicas, 2º Trim. 2013. CPAD. Rio de Janeiro.  2012.
RENOVATO, Elinaldo. A Família Cristã e os Ataques do Inimigo. 1ª edição. CPAD. Rio de Janeiro.  2012.
PEARLMAN, Myer; Tradução de OLSON, N. Laurence. Conhecendo as doutrinas da Bíblia. Emprevan Editora. Rio de Janeiro. 1968.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Novo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Antigo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.
FERREIRA, Franklin. Teologia Sistemática: Uma análise histórica, bíblica e apologética para o contexto atual. Editora Vida Nova. São Paulo. 2007.

Um comentário:

  1. Este blog é uma benção para todos que amam e querem conhecer mais profudamente o nosso Senhor..
    Que Deus seja louvado em todo tempo...
    Em nome de Jesus \o/

    ResponderExcluir