segunda-feira, 30 de abril de 2012

Lídia servia a Deus em Tiatira


E uma certa mulher, chamada Lídia, vendedora de púrpura, da cidade de Tiatira, e que servia a Deus, nos ouvia, e o Senhor lhe abriu o coração para que estivesse atenta ao que Paulo dizia. (At 16. 14)

Deus utiliza-se da comerciante Lídia para dar inicio a evangelização da Europa, pois quando o apóstolo Paulo chega à macedônia com sua equipe de evangelismo, na cidade de Filipos, em um sábado procurando local para oração, encontram um grupo de mulheres e entre elas estava Lídia, natural de Tiatira e que comercializava em Filipos tecido púrpura, esta mulher ouvindo a pregação do apóstolo Paulo, o Senhor Deus lhes abriu o coração e o entendimento e ela aceitando a fé em Cristo com toda a sua casa agora passa a acolher aquela caravana de obreiros que tinham por missão levar o conhecimento do evangelho de Cristo aquela região da Europa. Esta foi à primeira casa alcançada pelo Evangelho na Europa de que se tem registro nas escrituras sagradas, então podemos deduzir que foi a partir de uma mulher nascida em Tiatira, (Estudaremos esta semana a carta que Jesus endereçou aos crentes de Tiatira no Apocalipse. (Ap 2. 18-25)) que Deus inicia a expansão de sua graça sobe os habitantes do velho continente (At 16. 15) Após crê em Cristo, Lidia e toda a sua casa foram batizado em águas, como evidencia de sua salvação em Jesus e testemunho de todos os de Filipos. Cremos que também a sua cidade natal Tiatira soube da conversão de Lidia e de sua casa, e assim como deu guarida a Paulo e seus companheiros também foi responsável por influenciar os servos de Deus a chegarem até a sua cidade de origem. (At 19. 10) Tiatira era uma pequena cidade de trabalhadores, onde se proliferava as associações de artesãos e outras categorias tais como, carpinteiros, tintureiros, comerciantes, tecelãs, e cada uma destas corporações prestava culto a um deus diferente o que transformava a cidade em reduto de adoração a vários deuses com suas festas oferecidas a seus ídolos e suas orgias sexuais. É em meio a esta cidade pagã que Deus estabelece uma igreja, cremos que por meio da pregação de Paulo e testemunho e apoio da vendedora de púrpura Lidia que alcançou a graça da salvação em Filipos, e deu suporte logístico no inicio da pregação do evangelho na Europa. A paz do Senhor Jesus seja com todo o povo de Deus.

Referências bibliográficas:
ANDRADE, Claudionor de. As Sete Cartas do Apocalipse. Lições Bíblicas, 2º Trim. 2012. CPAD. Rio de Janeiro.  2012.
PEARLMAN, Myer; Tradução de OLSON, N. Laurence. Conhecendo as doutrinas da Bíblia. Emprevan Editora. Rio de Janeiro. 1968
COELHO, Alexandre. Subsídios para As Sete Cartas do Apocalipse. Artigo publicado em Ensinador Cristão. Ano 13 – nº 50. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Novo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010

domingo, 29 de abril de 2012

O amor ao mundo é inimizade a Deus



Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo. (1 Jo 2. 15-16)
João ao escrever aos crentes estas palavras refere-se ao mundo, não ao mundo universo criado e mantido por Deus, mais de um mundo que emergiu após a queda do homem com a introdução do pecado na terra e o domínio do maligno, trata-se de um sistema onde Satanás é o dominador que envolve a religião, cultura, educação, indústria, comércio, entretenimento e etc. desenvolvidos a partir da mente caída do homem em suas concupiscências, sistema este e que exalta a criatura no lugar do criador, e que transforma a gloria do Deus incorruptível a semelhante à figura do homem corrutível, e por conta disto Deus os entregou a toda sorte de infâmias e iniquidades para se autodestruírem. Como escreveu Paulo: “Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu. Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos. E mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis. Por isso também Deus os entregou às concupiscências de seus corações, à imundícia, para desonrarem seus corpos entre si; Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém. Por isso Deus os abandonou às paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural, no contrário à natureza. E, semelhantemente, também os homens, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, homens com homens, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a recompensa que convinha ao seu erro. E, como eles não se importaram de ter conhecimento de Deus, assim Deus os entregou a um sentimento perverso, para fazerem coisas que não convêm; Estando cheios de toda a iniquidade, prostituição, malícia, avareza, maldade; cheios de inveja, homicídio, contenda, engano, malignidade; Sendo murmuradores, detratores, aborrecedores de Deus, injuriadores, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes aos pais e às mães; Néscios, infiéis nos contratos, sem afeição natural, irreconciliáveis, sem misericórdia; Os quais, conhecendo a justiça de Deus (que são dignos de morte os que tais coisas praticam), não somente as fazem, mas também consentem aos que as fazem.” (Rm 1.21-32) Não amar ao mundo é a base para vencer o maligno. Ama-lo ainda que só um pouco, é dá oportunidade ao maligno para nós derrotar e nós engodar em suas mentiras e imundícias, o homem quando pratica tais coisas torna-se inimigo de Deus. Sejamos, pois fieis ao Senhor Deus, nos afastando deste sistema mundano, para honrar e glorificar aquele que nos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz. Fiquem todos na paz do Senhor Jesus, vamos todos a escola dominical e uma boa aula a todos. Amem!

Referências bibliográficas:
ANDRADE, Claudionor de. As Sete Cartas do Apocalipse. Lições Bíblicas, 2º Trim. 2012. CPAD. Rio de Janeiro.  2012.
PEARLMAN, Myer; Tradução de OLSON, N. Laurence. Conhecendo as doutrinas da Bíblia. Emprevan Editora. Rio de Janeiro. 1968
COELHO, Alexandre. Subsídios para As Sete Cartas do Apocalipse. Artigo publicado em Ensinador Cristão. Ano 13 – nº 50. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.

sábado, 28 de abril de 2012

Lição 5 - CONCLUSÃO

Atenção!  A lição 5 na revista de mestre teve a conclusão, trocada na sua edição. Vejam o texto correto conforme a Lição 5 da revista de aluno.
  
CONCLUSÃO

Temos a espada do Espírito. É hora de brandi-la contra os adversários. Portemo-nos como vencedores, pois do Senhor temos a promessa:Ao que vencer darei a comer do maná escondido, e dar-lhe-ei uma pedra branca, e na pedra um novo nome escrito, o qual ninguém conhece senão aquele que o recebe” (Ap 2.17).
Afinal, que novo nome é este? Não toma a noiva o nome do esposo quando se casa? Assim, tomaremos nós o nome do Cristo; pois somos a Esposa do Cordeiro. E o maná escondido? Jesus é o pão que desce do céu. Por isto, se porfiamos em ama-lo, desfrutaremos de uma comunhão íntima e profunda com o Senhor. Participar do maná é comungar com Ele.

Ser-me-eis santos

E ser-me-eis santos, porque eu, o SENHOR, sou santo, e vos separei dos povos, para serdes meus. (Lv 20. 26)

Santo no contexto da Bíblia Sagrada é separado para servir, adorar e seguir exclusivamente a Deus. Vejamos: “Agora, pois, ó Israel, que é que o SENHOR teu Deus pede de ti, senão que temas o SENHOR teu Deus, que andeis em todos os seus caminhos, e o ames, e sirvas ao SENHOR teu Deus com todo o teu coração e com toda a tua alma, Que guardes os mandamentos do SENHOR, e os seus estatutos, que hoje te ordeno, para o teu bem?” (Dt  10. 12-13) esta foi a exigência de Deus a seu povo Israel. O que observamos ao longo da historia é que o homem sempre busca facilidade e por causa do pecado estar sempre se distanciando dos propósitos de Deus e ai vamos verificar que Deus sempre conduz todos eventos para aproximar o seu povo do sagrado, porém, este povo por influencia do pecado e do inimigo de Deus sempre se afasta dos caminhos do Senhor o que foi uma constante na vida do povo de Israel. Isto também estava acontecendo com a Igreja de Pérgamo embora Deus estivesse colocado sobre aquela Igreja homens fieis como Pastores ali, alguns dos crentes se desviavam da santidade a Deus indo em busca e apoiado os falsos ensinadores e pregadores de mentiras diabólicas que levava os crentes a se afastarem da santidade e fidelidade ao Senhor. Na igreja da atualidade não é diferente, hoje com um agravante muitos destes falsos doutrinadores estão sobre a liderança, são pastores, pregadores, ensinadores,  que são os responsáveis pela semeadura maligna no meio do povo de Deus, e muitos deixam de seguir a Cristo para caminharem junto e dar o apoio a estes lobos devoradores do rebanho de Deus. Necessitamos de estar atentos, buscando a santificação sem a qual ninguém verá o Senhor, acatando o conselho do Mestre Amado: “Arrepende-te, pois, quando não em breve virei a ti, e contra eles batalharei com a espada da minha boca. Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer darei a comer do maná escondido, e dar-lhe-ei uma pedra branca, e na pedra um novo nome escrito, o qual ninguém conhece senão aquele que o recebe.” (Ap 2. 16-17) Que o Senhor Jesus nos conceda graça e paz até o dia de sua volta. Amem!

Referências bibliográficas:
ANDRADE, Claudionor de. As Sete Cartas do Apocalipse. Lições Bíblicas, 2º Trim. 2012. CPAD. Rio de Janeiro.  2012.
PEARLMAN, Myer; Tradução de OLSON, N. Laurence. Conhecendo as doutrinas da Bíblia. Emprevan Editora. Rio de Janeiro. 1968
COELHO, Alexandre. Subsídios para As Sete Cartas do Apocalipse. Artigo publicado em Ensinador Cristão. Ano 13 – nº 50. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.

LIÇÃO 5 – 2 Trim. 2012 – PÉRGAMO, A IGREJA CASADA COM O MUNDO


Texto Áureo.

“Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo.” (1 Jo 2.15-16)

Verdade Prática.

Só há um modo de a Igreja de Cristo destronara Satanás: manter a Deus no trono combater a apostasia com a espada do Espírito.

Introdução.

Estudaremos nesta lição:
     1.       Pérgamo, uma igreja dando guarida a falsos ensinadores.
     2.       O pastor como responsável pelo rebanho manuseia bem a espada.
     3.      Os males causados a Igreja de Pérgamo pelos falsos mestres.
     4.      O recado de Cristo aos acolhedores dos falsos mestres.



I – PÉRGAMO, O TRONO DE SATANÁS.

1. Pérgamo, a cidade dos livros e da ignorância espiritual.
  • A cidade era banhada pelo Caico, a 30Km do Mar Egeu;
  • Importante cidade da Mísia, antiga, rica e famosa por sua biblioteca;
  • Produtora de livros, o nome tornou-se sinônimo destes: pergaminhos; (2 Tm 4. 13)
  • Rica em livros, e pobre em conhecimento de Deus;
  • Faltava-lhe o conhecimento do livro dos livros. (Pv 1. 7)

2. A Igreja em Pérgamo.
  • Mais uma das igrejas que provavelmente foi fundada por Paulo; (At 20. 13)
  • A cidade tornou-se uma guardiã do trono de Satanás; (Ap 2. 13)
  • Porém o Reino de Deus ali prevaleceu, o cetro estava com Cristo. (Is 9. 6)


II – A ESPADA DE DOIS GUMES

1 A espada afiada de dois gumes.
  • A apresentação de Jesus aos crentes de Pérgamo; (Ap 2. 12)
  • Igreja acomodada com duas ardilosas heresias; (Ap 2. 14, 15)
  • Uma arma poderosa contra a apostasia: A Palavra de Deus
  • Bíblia Sagrada, a espada do Espírito Santo (Ef 6.17; Hb 4. 12)

1 Manejando bem a espada do espírito.
  • Como combater mentiras, heresias, misticismo e modismo;
  • Obreiros aprovado, que maneja bem a palavra de Deus; (2 Tm 2. 15)
  • O Diabo continua a sua tarefa de semear inverdades doutrinárias;
  • Sejamos defensores da Seara do Mestre (2 Pe 2.1-3)



III – O DESTINATARIO

1. Um anjo numa cidade infernal.
  • A coação e ameaças ao Pastor da Igreja de Pérgamo;
  • Cristo contemplava o anjo posto em Pérgamo por Deus; (Ap 2. 13)
  • Crentes que haviam entronizado Satanás na casa de Deus;
  • Pérgamo era uma cidade infernal, trono de Satanás;
  • O mundo contaminado pelo paganismo moderno.

2. O testemunho e a perseverança de um anjo.
  • Um testemunho em meio as hostilidade morais e espirituais; (Ap 2. 13)
  • Um pastor que mantinha postura impecável como servo de Deus;
  • Se existia crentes casados com o mundo; (Ap 2. 14, 15)
  • Havia um remanescente fiel e alicerçado em Cristo Jesus.

3. Antipas, a fiel testemunha.
  • Antipas,  provavelmente o pastor antecessor ao destinatário da carta;
  • Combatente fiel, contra os que haviam entronizado a Diabo naquela Igreja;
  • Morto pelos falsos irmãos, no meio deles (Ap 2. 13)
  • O Pastor de Pérgamo um continuador desta luta.

IV – AS HERESIAS DE PÉRGAMO.

1. Doutrina de Balaão.
  • Falso ensino de cunho teológico, permissivo e eticamente tolerante; (Jd 4)
  • Objetivo; levar o povo a prostituição e a idolatria;
  • Enfraquecê-los moral e espiritualmente;
  • Extorquindo-lhes bens materiais;
  • Balaão é o pai desta doutrina (Nm 25; 2 Pe 2. 15, 16; Jd 11)

2. A doutrina dos nicolaítas
  • Sabemos pouco sobre os nicolaítas;
  • Doutrina de principio semelhante à doutrina de Balaão;
  • Pregavam a aproximação da Igreja como o mundo;
  • Afirmavam ser compatível o servir a Deus e os ídolos;
  • Conduzia os crentes a fornicação, adultério e idolatria.

CONCLUSÃO

Manuseando bem a Palavra de Deus vamos com ousadia ao combate contra as hostes malignas, de Cristo temos a certeza da vitoria: Ao que vencer darei a comer do maná escondido, e dar-lhe-ei uma pedra branca, e na pedra um novo nome escrito, o qual ninguém conhece senão aquele que o recebe.” (Ap 2.17) E quando da sua vinda estaremos para sempre com Ele desfrutando das riquezas insondáveis no seu Reino Eterno.


Referências bibliográficas:
ANDRADE, Claudionor de. As Sete Cartas do Apocalipse. Lições Bíblicas, 2º Trim. 2012. CPAD. Rio de Janeiro.  2012.
PEARLMAN, Myer; Tradução de OLSON, N. Laurence. Conhecendo as doutrinas da Bíblia. Emprevan Editora. Rio de Janeiro. 1968
COELHO, Alexandre. Subsídios para As Sete Cartas do Apocalipse. Artigo publicado em Ensinador Cristão. Ano 13 – nº 50. CPAD. Rio de Janeiro. 2012









EXERCÍCIOS - LIÇÃO 5 – 2 Trim. 2012 – PÉRGAMO, A IGREJA CASADA COM O MUNDO.
Nome:
Assinale verdadeiro ou falso:

1 Pérgamo era conhecida pela produção de livros, como também so papel usado na produção destes (pergaminhos) é uma referencia a esta cidade.
(  ) Verdadeiro                                                                  (   ) Falso

2 Heresia não é uma rejeição voluntaria aos ensinos da palavra de Deus.
(  ) Verdadeiro                                                                  (   ) Falso

3 Antipas era um líder da igreja em Pérgamo, que foi assassinado em meios aos crentes porque era aliado dos falsos mestres. 
(  ) Verdadeiro                                                                 (   ) Falso

4 O maior problema apontado por Cristo na igreja de Pérgamo, eram os seguidores da doutrina de Balaão e os nicolaítas.
(  ) Verdadeiro                                                                  (   ) Falso

5 Segundo o comentarista da lição os nicolaítas, afirmavam ser possível servir a Deus e aos ídolos.
(  ) Verdadeiro                                                                  (   ) Falso

6 O pastor da igreja de Pérgamo era conivente como os que disseminavam heresias e falsas doutrinas no meio dos crentes.
(  ) Verdadeiro                                                                 (   ) Falso

7 Jesus se apresentou aos crentes de Pérgamo “aquele que tem a espada aguda de dois fios (Ap 2. 12)
(  ) Verdadeiro                                                                  (   ) Falso

8 A mais poderosa arma do crente para luta contas as falsas doutrinas e as inverdades do Diabo é a palavra de Deus a Bíblia Sagrada.
(  ) Verdadeiro                                                 (   ) Falso

Responda:

9 Quais os maiores desvios apontados por Cristo na Igreja de Pérgamo?




10 Faça um comentário em 5 linhas sobre a doutrina de Balaão e sobre os males que ainda hoje ela pode causar a igreja de Cristo.



Acesse: www.ebdalunosemestres.blogspot.com

sexta-feira, 27 de abril de 2012

A santidade do Senhor



Também farás uma lâmina de ouro puro, e nela gravarás como as gravuras de selos: SANTIDADE AO SENHOR. (Êx 28. 36)

Ouro na bíblia sempre fala de pureza e santidade, nas vestimentas sacerdotais da antiga aliança com todo o seu simbolismo, vamos encontrar uma símbolo a Santidade de Deus e as coisas santas que eram oferecidas a Ele em ofertas do povo, então era uma lâmina ou uma chapa delgada de ouro puro, presa a mitra uma espécie de turbante que o sacerdote trazia sobre a cabeça todas as fezes que oferecia sacrifícios sobre o altar do Senhor, a lâmina de ouro seria para retirar do meio do povo a iniquidade das coisas santas, ou seja, para a purificação das coisas santas ofertadas ao Senhor pelos os filhos de Israel. “Também farás uma lâmina de ouro puro, e nela gravarás como as gravuras de selos: SANTIDADE AO SENHOR. E atá-la-ás com um cordão de azul, de modo que esteja na mitra, na frente da mitra estará; E estará sobre a testa de Arão, para que Arão leve a iniquidade das coisas santas, que os filhos de Israel santificarem em todas as ofertas de suas coisas santas; e estará continuamente na sua testa, para que tenham aceitação perante o SENHOR.” ( Êx 28. 36-38) tudo o que Deus determinou aos filhos de Isael para que fossem por eles oferecidos ao Senhor eram as coisas santas de que fala o texto, porem ao oferecerem tais coisas os filhos de Israel teriam que santifica-las ao Senhor e esta purificação era executada pelo sacerdote que para realizar tal ritual teria que estar vestido conforme a determinação de Deus, com a mitra sobre a cabeça e nela atada a lâmina de ouro símbolo da Santidade de Deus. Na lição da semana temos uma Igreja que o seu púlpito estava sendo ocupado por falsos mestres para ensinarem iniquidade e heresias aos crentes de Pérgamo, embora o seu pastor fossem um homem de Deus e que zelava pela pureza do ensino cristão, existia entre os irmãos grupos que apoiavam estes falsos crentes, numa profanação a coisas santas e a Santidade de Deus no que o Senhor os adverte: “Arrepende-te, pois, quando não em breve virei a ti, e contra eles batalharei com a espada da minha boca.”  (Ap 2.16) E fica uma reflexão para nos hoje a Igreja do Senhor, que tipo de oferta nos temos dedicado ao Senhor, como temos feito esta dedicação, como que objetivo temos dedicado, será que estamos levando em conta a adoração e a santidade de Deus? Lembremos, pois disto que o sacerdote para oferecer sacrifícios ao Senhor agora na nova aliança e você e que Deus não mudou ele é Santo para sempre e só receberá dos seus filhos coisas santas. Fiquem todos na Paz do Senhor que é Santo para sempre. Amem.

Referências bibliográficas:
ANDRADE, Claudionor de. As Sete Cartas do Apocalipse. Lições Bíblicas, 2º Trim. 2012. CPAD. Rio de Janeiro.  2012.
PEARLMAN, Myer; Tradução de OLSON, N. Laurence. Conhecendo as doutrinas da Bíblia. Emprevan Editora. Rio de Janeiro. 1968
COELHO, Alexandre. Subsídios para As Sete Cartas do Apocalipse. Artigo publicado em Ensinador Cristão. Ano 13 – nº 50. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.

quinta-feira, 26 de abril de 2012

A santidade na vida Cristã



“Permaneça o amor fraternal. Não vos esqueçais da hospitalidade, porque por ela alguns, não o sabendo, hospedaram anjos. Lembrai-vos dos presos, como se estivésseis presos com eles, e dos maltratados, como sendo-o vós mesmos também no corpo. Venerado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula; porém, aos que se dão à prostituição, e aos adúlteros, Deus os julgará. Sejam vossos costumes sem avareza, contentando-vos com o que tendes; porque ele disse: Não te deixarei, nem te desampararei. E assim com confiança ousemos dizer: O Senhor é o meu ajudador, e não temerei o que me possa fazer o homem.”
“Lembrai-vos dos vossos pastores, que vos falaram a palavra de Deus, a fé dos quais imitai, atentando para a sua maneira de viver. Jesus Cristo é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente. Não vos deixeis levar em redor por doutrinas várias e estranhas, porque bom é que o coração se fortifique com graça, e não com alimentos que de nada aproveitaram aos que a eles se entregaram. Temos um altar, de que não têm direito de comer os que servem ao tabernáculo. Porque os corpos dos animais, cujo sangue é, pelo pecado, trazido pelo sumo sacerdote para o santuário, são queimados fora do arraial. E por isso também Jesus, para santificar o povo pelo seu próprio sangue, padeceu fora da porta. Saiamos, pois, a ele fora do arraial, levando o seu vitupério. Porque não temos aqui cidade permanente, mas buscamos a futura. Portanto, ofereçamos sempre por ele a Deus sacrifício de louvor, isto é, o fruto dos lábios que confessam o seu nome. E não vos esqueçais da beneficência e comunicação, porque com tais sacrifícios Deus se agrada. Obedecei a vossos pastores, e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossas almas, como aqueles que hão de dar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil.”
“Orai por nós, porque confiamos que temos boa consciência, como aqueles que em tudo querem portar-se honestamente. E rogo-vos com instância que assim o façais, para que eu mais depressa vos seja restituído.”
“Ora, o Deus de paz, que pelo sangue da aliança eterna tornou a trazer dos mortos a nosso Senhor Jesus Cristo, grande pastor das ovelhas, Vos aperfeiçoe em toda a boa obra, para fazerdes a sua vontade, operando em vós o que perante ele é agradável por Cristo Jesus, ao qual seja glória para todo o sempre. Amém.”
“Rogo-vos, porém, irmãos, que suporteis a palavra desta exortação; porque abreviadamente vos escrevi. Sabei que já está solto o irmão Timóteo, com o qual, se ele vier depressa, vos verei.”
“Saudai a todos os vossos chefes e a todos os santos. Os da Itália vos saúdam.”
“A graça seja com todos vós. Amém.” (Hb 13.1-25)

No texto em tela o escritor aos Hebreus faz uma exortação aos crentes entre os Judeus para a santificação e bem servir a Deus, enfatizando a obediência e o cuidado para com os pastores imitando-os a fé e maneira de viver. Para a igreja de Pérgamo Cristo mostra a fé e fidelidade a Deus de seus pastores a até resalta que Antipas sendo uma testemunha fiel, foi assassinado no meio deles, mias não se dobrou aos falsos crentes, que se dizendo espirituais davam guarida aos falsos doutrinadores que levavam o povo a se desviarem do caminho da verdade, e seguir veredas de desobediência e prevaricação contra o Senhor Deus. Que possamos nos dias atuais termos líderes com este exemplo de fé, e vida digna para que tenhamos também melhores crentes, santos e irrepreensíveis aguardando a volta do Senhor Jesus. A paz do Senhor a todos. Amem.

Referências bibliográficas:
ANDRADE, Claudionor de. As Sete Cartas do Apocalipse. Lições Bíblicas, 2º Trim. 2012. CPAD. Rio de Janeiro.  2012.
PEARLMAN, Myer; Tradução de OLSON, N. Laurence. Conhecendo as doutrinas da Bíblia. Emprevan Editora. Rio de Janeiro. 1968
COELHO, Alexandre. Subsídios para As Sete Cartas do Apocalipse. Artigo publicado em Ensinador Cristão. Ano 13 – nº 50. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.